Cotidiano

Expediente normal nas repartições públicas só na próxima quarta-feira

Nos órgãos públicos federais, o atendimento é normal na segunda e folga do feriado do dia 1º de maio na terça

Mais um feriado prolongado começa neste sábado (28) em Roraima. Devido ao feriado do dia 1º de maio, que é comemorado o dia do Trabalhador, os órgãos públicos estaduais e municipais decretaram ponto facultativo na segunda-feira (30). Com isso, os servidores públicos terão quatro dias de descanso, e o expediente normal só retornam na quarta-feira (2).

Terão folga os servidores da Prefeitura de Boa Vista, bem como os funcionários públicos do governo do estado, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa. Já nos órgãos federais como Universidade Federal de Roraima (UFRR), Receita Federal e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o expediente será normal na segunda-feira, feriado na terça e retorno na quarta.

A Superintendência de Administração do Ministério do Planejamento (Samp) também vai funcionar normalmente na segunda, inclusive para receber a documentação dos servidores do ex-território de Roraima, que tenham interesse de ser enquadrados no quadro em extinção da União.

O governo do estado e a Prefeitura da Capital enviaram nota à imprensa reforçando que os serviços essenciais serão mantidos no feriado prolongado. No município, por exemplo, será mantida a coleta de lixo domiciliar, o atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Central de Atendimento 156, o setor de emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, a Guarda Civil Municipal e a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

Quanto ao transporte coletivo, os ônibus funcionarão com 85% da frota e os táxis lotação no período das 6h às 20h, no ponto facultativo, segunda-feira (30/4). Já no feriado (1/5), os ônibus funcionarão com 85% da frota e os táxis lotação, no período das 8h às 12h.

SAÚDE
Da mesma, as unidades de saúde do estado que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) funcionarão normalmente.
As unidades de saúde do interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriadão.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) funcionam durante o feriadão atendendo apenas aos pacientes já internados e voltam a receber pacientes externos na próxima quarta-feira (2).

Nas unidades que fazem atendimento ambulatorial, como Clínica Especializada Coronel Mota, Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), Núcleo Estadual de Reabilitação Física (Nerf), Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem (CCDI), bem como os setores administrativos não funcionarão na segunda e terça-feira (30 e 1) e retomam as suas atividades na quarta-feira (2).

HEMORAIMA
O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) estará aberto na segunda-feira (30), em expediente normal das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h. A unidade estará fechada no feriado (1) e retoma os atendimentos normais na quarta-feira (2).

POLÍCIA CIVIL
O atendimento nas unidades policiais civis, durante o feriado prolongado, que compreende o período de 28 de março a 1º de maio, será normal, em regime de plantão em todos os distritos da Capital para registro de Boletim de Ocorrência.

Para atender aos casos mais graves como Auto de Prisão em Flagrante (APF), Termo Circunstanciado de Ocorrência, TCO, e requerimento de Medidas Protetivas de Urgências (MPU), o atendimento será realizado na Central de Flagrantes, na sede do 5º DP, localizada na Rua Parque Industrial, S/N, Bairro Distrito Industrial.

O atendimento na delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) vai funcionar 24 horas para registro de Boletim de Ocorrência. Casos mais graves de violência contra a mulher devem ser encaminhados à Central de Flagrantes, dentre eles, o requerimento de Medida Protetiva de Urgência. Importante ressaltar que a DEAM funciona em novo endereço, na Casa da Mulher Brasileira, localizada à Rua Uraricuera, s/n, bairro São Vicente.

POLÍCIA MILITAR
A PM manterá o policiamento de rotina durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho. Na capital haverá reforço no policiamento realizado pelo efetivo administrativo e pelos policiais que aderiram ao serviço voluntário. Além das operações Resposta Rápida realizada pelo GIRO – Grupamento de Intervenções Rápidas Ostensivas e Operação Sossego Alheio.

No interior do Estado também será mantido o policiamento de rotina com reforço nos municípios de Rorainópolis, Cidade Santa Cecília e Bonfim. Além de uma intensificação da atuação da força tática no município de Pacaraima. No sul do Estado também será realizada a operação preventiva Boa Noite Equador.

CORPO DE BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima vai reforçar seu efetivo operacional ordinário durante o período de 28 de abril a 01 de maio. Serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho.
Além dessas atividades, o CBMRR manterá equipes de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar de prontidão durante todos os dias, assim como irá dispor de equipes de guarda vidas no balneário Praia Grande no domingo (29), destinado ao trabalho de orientação e prevenção em emergências aquáticas.

Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois Caminhões da Companhia de Combate a Incêndio (CCI), com capacidade de 10 mil litros cada; uma ambulância do Resgate Urbano a Acidentados (RUA). O serviço ordinário ainda conta com uma caminhonete da Companhia de Busca e Salvamento (CBS), além das guarnições de combate a incêndios florestais preparadas para atender eventuais chamadas dessas ocorrências na área urbana e rural de Boa Vista.

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

O CBM manterá diversas equipes de sobreaviso, para pronto emprego em possíveis demandas de combate a incêndio ou em situação de emergência ocasionada pelas chuvas que poderão surgir no período do feriado prolongado.

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente a Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

CAER
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima estará em regime de plantão durante o feriado prolongado para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As agências de atendimento estarão fechadas, porém, o serviço de call center funcionará normalmente.
Quem necessitar de atendimento durante o feriado, pode entrar em contato com a Central de Atendimento, 0800.280.9520, de 8h às 18h, pelo aplicativo Caerr Mobile ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br.

Com informações PMBV e Governo