Saúde e Bem-estar

Exposição de arte reúne obras de mulheres com câncer

O trabalho teve orientação do artista plástico Edinel Pereira

Um grande mural com obras criadas por mulheres pacientes com câncer está a disposição do público na galeria de artes Edinel Pereira no Roraima Garden Shopping. As obras foram penduradas em um grande mural cor de rosa, em alusão ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama que ocorrem em todo o país.

A paciente Maria Nance está em tratamento contra o câncer e disse que participar pela primeira vez, de uma exposição de arte teve um significado muito gratificante em sua via.

As obras foram penduradas em um grande mural

“O câncer tem cura, mas só se ele for descoberto no início, então o importante é a prevenção, e fazer um alerta as pessoas, que precisam fazer sempre seus exames de rotina, é muito importante ressaltar isso. Além de ser uma forma da gente tirar um pouco da nossa cabeça, essa rotina do tratamento” disse. Ela recebe apoio Grupo de Apoio Psicossocial para Mulheres Girassol, da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) que atua em Roraima desde 2013.

O trabalho teve orientação do artista plástico Edinel Pereira que ensinou os primeiros passos para criar uma obra artística. Para ele, desenvolver e se expressar de forma artística pode ser fundamental para pessoas que passam por um momento tão difícil de tratamento.

O trabalho teve orientação do artista plástico Edinel Pereira (Foto: Divugação)

 “Não é só em outubro que precisamos fazer esse trabalho, nossa ideia é fazer com que os visitantes da galeria, tenham essa consciência do exame e prevenção que pode salvar muitas vidas. O diagnóstico cedo é uma das medidas que mais auxiliam a cura para essa doença, mas o bem estar e a fé são fundamentais para uma boa recuperação” ressaltou.

UNACON – Atualmente, a Unacon oferece 28 serviços exclusivos a pessoas com câncer acima de 18 anos, dentre eles, cirurgias oncológicas, quimioterapia e mastologia. Um diferencial em relação a outros estados do país é a inexistência de fila de espera para quimioterapia, tratamento mais utilizado contra o câncer. A unidade também possui um Serviço de Cuidados Paliativos e Visita Domiciliar.

OUTUBRO ROSA – Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.