Geral

90% dos presos em Roraima são atendidos pela Defensoria Pública

O defensor público-geral Stélio Dener falou dos desafios que a instituição supera devido ao baixo orçamento e também sobre os atendimentos em 2019 e as projeções para o ano de 2020

O defensor público-geral Stélio Dener falou dos desafios que a instituição supera devido ao baixo orçamento e também sobre os atendimentos em 2019 e as projeções para o ano de 2020. Stélio Dener foi o convidado do programa Quem é Quem desta terça-feira (14) da Rádio Folha FM 100.3.

A Defensoria Pública atende a população mais carente do estado, Dener falou sobre as porcentagens em relação ao setor privado e público de advocacia. “A grande maioria da nossa população de baixa renda é a que procura a Defensoria Pública. Hoje atendemos cerca de 82% das pessoas que procuram o poder judiciário na capital, ou seja, 82% dos processos que tramitam hoje no poder judiciário hoje são patrocinados pela Defensoria Pública, sobrando cerca de 18% para atendimentos de advogados particulares. No interior, a defensoria chega a ser por 99%”. 

O defensor-geral falou sobre o sistema penitenciário e a responsabilidade da instituição diante os direitos dos detentos. “Hoje, 90% dos detentos tem seus direitos assegurados pela Defensoria Pública, apenas 10% são de advogados particulares. Os cuidados são questão de saída temporária, progressão de regime, contagem da pena, entre outros. E todo esse trabalho é feito por apenas dois defensores, isso demonstra um pouco a sobrecarga da defensoria por conta do orçamento”, afirmou Dener. 

A entrevista completa pode ser assistida no FolhaBV Play