Geral

A inclusão do autista é sempre individualizada, diz psicóloga

Para falar sobre o assunto, o Jornal da 100.3 desta sexta-feira (6) recebeu a psicóloga do Abrindo Caminhos, Camila Sales.

O programa Abrindo Caminhos inaugurou esta semana a nova sede do programa, que passa a contar com um núcleo para atendimento a crianças e adolescentes autistas. Para falar sobre o assunto, o Jornal da 100.3 desta sexta-feira (6) recebeu a psicóloga do Abrindo Caminhos, Camila Sales.

O chamado “Espaço Azul” terá dois consultórios, sala de musicalização e arteterapia, cantinho do relaxamento e brinquedoteca. Camila falou sobre a importância dessa atenção para as crianças com espectro autista. “É um programa público que vai aumentar a visibilidade e a conscientização sobre o autismo, e claro, o alcance desse serviço de terapia e desenvolvimento da população que mais precisa. O espaço azul foi pensado para as crianças que estão inseridas no nosso programa, oferecendo uma atenção maior”.

De acordo com a psicóloga, a inclusão do autista é sempre individualizada. “Nenhum é igual ao outro, a inclusão deve considerar isso. Será realizado um plano de ensino individualizado baseado na maneira que a criança aprende. O autista tem uma maneira diferente de ver o mundo e senti-lo. Eles precisam de assistentes muita das vezes, que será responsável por analisar os potenciais e as dificuldades”.

O programa Jornal da 100.3 desta sexta-feira (6) abordou os seguintes assuntos: Professores e lideranças indígenas de Roraima cobram realização de concurso público; Senado pode votar novo marco legal do saneamento ainda este mês; Roraima teve mais de 100 casos de HIV no ano passado; Audiência pública discutirá questão energética em Roraima; Aids atingiu 2.500 roraimenses nos últimos 20 anos.

No comentário político, Flamarion Portela falou sobre a passagem do presidente Jair Bolsonaro pelo estado de Roraima.

“O presidente deve tratar com o governador questões fundiárias e com certeza sobre o Linhão de Tucuruí. Roraima é o único estado da federação que não é ligado ao sistema nacional de energia. Nós precisamos de prazos e saber quando e como esses problemas serão resolvidos para o bem da população”.

Apresentado pelos jornalistas Natanael Vieira e Débora Cavalcanti, o Jornal da 100.3 trouxe para o ouvinte o que foi notícia nesta sexta-feira (6)

Estes e outros destaques você confere na íntegra no FolhaBv Play