Cotidiano

Linhão de Tucuruí vai ajudar em diversas áreas, diz presidente

Em comemoração ao dia do engenheiro, o programa Quem é Quem entrevistou quatro profissionais da área. Um dos convidados foi o presidente Crea, Wolney Parente

A engenharia é sem dúvida uma das profissões mais importantes e valorizadas em nossa sociedade. É graças a estes profissionais que muitas tecnologias são desenvolvidas e proporcionam maior qualidade de vida.
Seja nas obras da construção civil; atuando na geração, transmissão e distribuição elétrica ou desenvolvendo sistemas para distribuição de produtos agrícolas.

Para falar sobre as diversas vertentes da profissão, o Quem é Quem recebeu o
presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (Crea), Wolney Parente, a engenheira elétrica Darlene Leitão e Antônio Rodrigues representando os engenheiros civis, e Lucas Carneiro representando os engenheiros mecânicos.

O presidente do Crea, Wolney Pontes, falou sobre as dificuldades energéticas que ainda ocorrem em Roraima.

“A questão energética é essencial para o avanço de qualquer obra. Hoje em Roraima estamos dependentes de uma energia insegura e provida por motores, que é cara e poluente. Com a aprovação do Linhão do Tucuruí, teremos um grande avanço em todas as áreas da engenharia.”

O engenheiro civil Antônio Rodrigues falou sobre as expectativas nas obras civis em Roraima e no Brasil.

“No ano de 2018, tivemos muitas obras paradas por todo o Brasil, devido a dificuldade financeira do país, onde gerou uma estagnação do crescimento da construção civil. Já em 2019, tivemos um pequeno crescimento, onde várias incorporadoras de grande mercado pelo país retomaram as obras. Para o ano de 2020, temos a perspectiva de grandes investimentos na área da construção civil, que vai beneficiar muito a sociedade de Roraima e também todo o país”, comentou Rodrigues.

O engenheiro Lucas Carneiro, falou mais sobre sua área.

 “A engenharia mecânica está presente em diversas áreas, uma delas é a refrigeração de grandes prédios. A “síndrome do edifício doente”, quando as centrais de ar estão causando resfriamento nos moradores, e através de instalações indevidas, facilitando o aparecimento de mofo. A síndrome é algo comum quando não se tem uma revisão correta de um engenheiro apropriado. Para evitar a síndrome, é necessário que ocorra um planejamento anual, de manutenção, com o conhecimento do filtro apropriado para determinada situação, para que dificulte a aparição de bactérias através do ambiente”

Darlene Leitão foi a representante feminina no programa, onde contou sobre a importância da energia elétrica e da engenharia no geral para o bem-estar da sociedade

 “A engenharia está presente em todos os lugares do mundo, em tudo produzido é possível visualizar a idealização do engenheiro. Eu costumo dizer que a engenharia elétrica veio para complementar todas as engenharias, é a área que funciona para promover o bem-estar social. Todos os engenheiros estão capacitados para preservar a sociedade de qualquer acidente”

A entrevista completa pode ser assistida no FolhaBv Play.