Geral

Médico diz que boa alimentação ajuda na prevenção de diabetes

Os médicos César Penna e Marcelo Oliveira abordam sobre a prevenção e também detalhes sobre a doença

O Diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento constante dos níveis de glicemia no sangue. Sua incidência tem aumentado em todo mundo pelos hábitos alimentares inadequados, pela obesidade e sedentarismo.

O dia 14 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial do Diabetes, e para tratar de assuntos relativos a doença o Quem é Quem recebe o médico endocrinologista César Penna e o médico oftalmologista Marcelo Oliveira.

O médico endocrinologista César Penna, destacou a importância de uma boa alimentação para a prevenção e também para o tratamento da diabetes. O médico recomendou cuidados necessários e obrigatórios para pacientes e não pacientes. 

O médico oftalmologista Marcelo Oliveira, contou que é comum pacientes com diabetes sofrerem com problemas oftalmológicos, mas ressalta que é normal não terem conhecimento da gravidade. “Muitas vezes o paciente não sabe que tem diabetes e quando o diagnóstico da doença é feito, ele já apresenta problemas na visão devido à doença. Sendo assim, recomendamos que seja feito um exame oftalmológico com ênfase ao exame de fundo de olho, logo que o diagnóstico de diabetes é feito. Depois dessa primeira avaliação, orientamos como devem ser feitas as novas avaliações e o acompanhamento do paciente com reavaliações anuais” disse o médico.

Confira a entrevista na íntegra através do Vimeo FolhaBV