Geral

Dr. Augusto Botelho fala sobre a atual medicina

Em comemoração ao dia do médico, nesta sexta-feira (18) o programa Quem é Quem da Rádio Folha 100.3, contou com a presença do ex-senador e médico, Dr. Augusto Botelho, para falar sobre o dia do médico

Em comemoração ao dia do médico, nesta sexta-feira (18) o programa Quem é Quem  da Rádio Folha 100.3, contou com a presença  do ex-senador e médico, Dr. Augusto Botelho, para falar sobre o dia do médico e outros assuntos.

A história com a profissão. “Em 2019 eu completei 47 anos de formado. Desde pequeno eu auxiliava meu pai no papel de médico. Pessoas iam à nossa casa e ali mesmo ele resolvia diversos problemas, já contando com minha ajuda na hora de pegar remédios. Eu sempre acompanhei meu pai nas idas ao hospital, e ali eu já sabia que seria me tornar médico.”

Sobre médicos que escolhem a profissão apenas pela remuneração. “Você precisa ter amor pela profissão, gostar de conviver com as pessoas e também de ouvi-las. A remuneração deve ser apenas uma consequência, não se deve pensar em seguir esta profissão apenas pelo dinheiro, é necessário o amor. Não só na medicina, mas em todas as profissões é necessário o amor.”

“Você precisa ter amor pela profissão, gostar de conviver com as pessoas e também de ouvi-las”

A consulta superficial. “Existem médicos hoje que não deixam nem o paciente sentar para contar sobre seu problema. Um erro do médico, não deve ser feito dessa forma. O médico tem a obrigação de ouvir o paciente, a relação médico e paciente é necessária que aconteça. Médicos que fazem esse tipo de consulta podem causar problemas tanto para si e principalmente para os outros.”

Confira o programa completo em vídeo: