Geral

É necessário saber receber críticas, diz psicólogo em entrevista

O Quem é Quem recebeu o psicólogo, Wagner Costa para falar sobre como lidar com as críticas e os elogios.

Um dos pontos que mais gera dúvidas é a respeito de como as pessoas se relacionam e por que alguns acontecimentos são mais marcantes do que outros. Entre muitos elogios que podemos receber. 

O psicólogo Wagner Costa, entrevistado desta segunda-feira (9), falou sobre pessoas que desenvolvem uma visão negativa dos acontecimentos do dia a dia. 

“Algumas pessoas têm somente a visão negativa das coisas, desta maneira só enxergam problemas. Qualquer coisa que for vista, será remetida a um defeito. Um exemplo disso são pais que não conseguem reconhecer o acerto de seus próprios filhos, onde buscam minimizar e dizer que eles apenas cumpriram com sua obrigação. Quem encara tudo negativamente, costuma se convencer que não é capaz de realizar diversas tarefas”, esclareceu Costa.

O psicólogo ainda falou sobre a aceitação de elogios e críticas. “Sendo críticas ou elogios, precisamos saber desenvolver uma capacidade de absorver e entender como eles chegam até nós. Uma coisa que precisamos aprender em nossas vidas é que todos nós estamos sujeitos a avaliações externas. Devemos entender que as outras pessoas têm o total direito de exercer suas opiniões. Então, devo pensar que aquilo que eu faço não deve ser uma unanimidade, precisamos saber receber as críticas”. 

A entrevista completa pode ser assistida através do Vimeo FolhaBV