Geral

Educação e esportes andam juntos, diz ex-lutador

Cristiano Marcello está em Roraima para realizar um seminário de Jiu-Jitsu e esteve no Quem é Quem acompanhado do deputado Renan Filho nesta terça-feira (28)

O incentivo ao esporte foi um dos temas da entrevista com o ex-lutador Cristiano Marcello e o deputado Renan Filho (PRB). Eles foram os convidados do programa Quem é Quem desta terça-feira (28) da Rádio Folha FM 100.3.

O atleta ressaltou que o incentivo aos esportes deve partir do estado. “O jovem que pensa em ser atleta precisa de um apoio, que geralmente vem por meio dos pais ou do estado que vai dar as condições pra ele exercer sua atividade física. O esporte é a inclusão social, o sonho da criança antes era ser jogador de futebol, hoje temos uma gama de esportes, só basta o incentivo”.

O ex-lutador também comentou como é visto o esporte fora do Brasil e como é aliado direto da educação. “A maioria dos atletas nos Estados Unidos é graduado, isso porque eles são incentivados desde o inicio a praticarem uma modalidade esportiva. Na faculdade e na escola os atletas têm benefícios e bolsas de auxílio. As instituições de ensino tem o poder de incentivar as crianças e adolescente a seguir um caminho benéfico e vitorioso por meio do esporte”.

O deputado falou sobre a importância do departamento de esportes a trabalhar em conjunto com a Secretária de Educação e Desporto. “É importante existir este acordo, porque é mais um incentivo para que os jovens se dediquem mais em todas as aulas. Hoje no Brasil inteiro, é comum o professor de educação física liberar uma bola para os alunos e ser apenas aquilo durante a aula, infelizmente as condições não necessárias para uma aula melhor. Poderíamos adotar a postura de estudar pela parte da manhã e praticar algum esporte pelo período da tarde, tudo através da escola”. 

Renan ainda ressaltou a parceria com a academia CM System, localizada em Coritiba. “O Cristiano veio passar o conhecimento para os garotos do Abrindo Caminhos através de uma parceria, que com o tempo vai somente crescer e gerar frutos para o estado. Exportaremos atletas roraimenses para a Coritiba e de lá para o mundo”.