Geral

Garimpo legalizado pode ser alternativa de receita para Roraima

Segundo o governador, a legalização do garimpo pode ser uma alternativa de receita para Estado e municípios

A legalização do garimpo em Roraima foi um dos temas defendidos pelo governador Antonio Denarium (sem partido), durante entrevista à Rádio Folha FM, nesta terça-feira (10).

Segundo ele, a legalização pode ser uma alternativa de receita para Estado e municípios. “Com a legalização, poderemos comercializar ouro aqui em Boa Vista, tudo devidamente legal e com nota fiscal e com isso, teremos mais arrecadação, além de valorizar mais um metal produzido”, garante.

O tema é polêmico, mas já se fala sobre essa possibilidade no Brasil. É que tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei que vai permitir a exploração mineral, energética e de agricultura em área indígena, desde que haja a concordância da comunidade indígena.

Na entrevista, Denarium ressaltou a importância econômica da exploração legal desses recursos para alavancar a economia do Estado. “Eles [indígenas] poderão ganhar royalties, ou seja, a participação da produção ou eles poderão arrendar sua terra para produção de agricultura”, explica.

Saúde, segurança e agricultura foram temas em destaque

Temas como saúde, segurança e agricultura empresarial foram discutidos pelo governador Antonio Denarium. Durante uma hora, o governador pontuou as ações realizadas em várias frentes e mostrou um breve balanço das principais ações, incluindo a mais promissora, com atração de investidores.

“Estamos trabalhando em vários setores para melhorar o ambiente de negócios, de pequenos a grandes produtores. Estava reunido hoje com possíveis investimentos para Roraima, conversamos com empresários de vários setores da economia, agricultores e pecuaristas”, destaca.

Denarium revelou o interesse dos empresários em investir no Estado. “O governo valoriza os empresários que estão aqui e apoia novos investidores. Todo segmento da agricultura, que produz e gera emprego e renda merece toda nossa atenção. Agricultura indígena, familiar e empresarial são todas muito importantes pro nosso estado”, ressalta.

A agricultura indígena é um filão de mercado, conforme explica o governador. Segundo ele, Secretaria de Agricultura e Secretaria do Índio irão viabilizar no próximo plantio, áreas que já estão catalogadas, de 1500 hectares em comunidades indígenas e agricultura familiar.

“É uma forma de aumentar a produtividade nas áreas indígenas para dar mais sustentabilidade, preservação do meio ambiente e segurança alimentar”, pontua.

SEGURANÇA

Denarium elencou a queda do número de mortes violentas em Roraima e, conforme ele, um dos avanços da pasta e que foi comemorado pela equipe de governo.

“Tivemos redução no número de assassinatos, quase 50% em 2019. Em 2020 temos uma redução de 30%, comparado com o mesmo período. É a maior redução de crime violento do Brasil. Estamos fazendo um trabalho integrado”, conclui.