Geral

Gerlane defende manutenção das eleições em outubro

A pré-candidata à Prefeitura de Boa Vista afirma que mesma estratégia de segurança pode ser utilizada, como horário maior de votação

Considerando a proximidade do processo eleitoral, a Rádio Folha entrevista os pré-candidatos à Prefeitura de Boa Vista. Neste domingo, 28, o programa Agenda da Semana conversou com Gerlane Baccarin, coordenadora do Mulheres Progressistas em Roraima.

Na ocasião, Gerlane discutiu os pontos já definidos da sua pré-candidatura, como o plano de gestão, as coligações entre partidos, o que considera os principais problemas da Capital e o combate à corrupção.

Coligações

Neste momento pré-convenções conversa entre si. Todo mundo que tem a mesma ideologia busca fazer coligações e formar um grupo coeso. Nós, do Progressistas, estamos fazendo isso não só em Boa Vista, mas nos municípios onde estamos tendo pré-candidatos.Temos conversa com um futuro bem promissor. 

Critério ideológico

O critério não é só ideologia. Acredito que as diferenças, elas somam. Agora tem que ter ética. O nosso grupo busca ética e o compromisso com o povo.

Efetivação da candidatura

O Progressistas consultou o Tribunal Superior Eleitoral para saber se as convenções poderiam ser feitas de forma virtual. Nós tivemos uma informação positiva, então, o nosso partido está montando a estrutura, a plataforma para montar a convenção virtual. O distanciamento social vai ter que existir.

Partidos aliados

A gente só divulga no depois das convenções, fechado a aliança. Em eleição a gente acaba de fechar com um grupo e depois muda um pouco. É muita dinâmica. Tanto eu posso trazer partidos agregados, quanto posso perder. Então, nesse momento, posso adiantar que estamos tendo excelentes conversas com excelentes parceiros.

Adiamento das eleições

Os municípios estão buscando que as eleições sejam agora em outubro. Ocorre que de outubro para novembro, a mesma estrategia deverá ser utilizada. Não deve mudar muita coisa. Que o TSE garanta a higienização do ambiente e um prazo maior para a votação. Quem sabe a eleição não se divida em dois dias? Sempre resguardando aqueles que tem comorbidade, os idosos e os que tem risco maior de contágio da covid-19. Depende muito do cenário. Se a eleição fosse esse mês em Boa Vista, eu seria contrária. Mas daqui para outubro, a gente não consegue projetar. A minha expectativa é que se mantenha a data.

Nova realidade

Vamos utilizar de todas as plataformas disponíveis para hoje. Nesse momento de pré-campanha, estamos seguindo a linha entre aquilo que é autorizado. Sempre respeitando as regras para não cometer nenhum crime eleitoral.

Covid-19

É uma pandemia, algo novo pro mundo, que ninguém estava preparado para assumir. O vírus pegou todo mundo de surpresa, porém, Roraima foi o último estado a registrar o primeiro caso confirmado. Acredito que tivemos tempo para nos preparar e feito pelo menos uma base melhor de insumos para resguardar os nossos profissionais e a população, como equipamentos de proteção individual, de higienização e respiradores.

Sistema de saúde

Foi mostrado a fragilidade do nosso sistema de saúde para a população. Nós somos a única capital do Brasil que não dispõe de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que oferece diversos serviços que não deveriam ser encaminhados para o pronto-socorro do HGR. Assim como as nossas unidades básicas de saúde devem atender diversos tipos de doença. A Prefeitura poderia ter feito uma ação direta para as pessoas que são mais factíveis à doença, se tivesse dados mapeados para projetar. Em termos de gestão, poderíamos ter feito muito mais, mas que fique o exemplo e um projeto para que a gestão não seja pega de surpresa.

Problemas principais da Capital

Basta chover que nós temos um impacto no sistema de saúde. Aquilo que está sendo exposto precisa ser corrigido, por exemplo, drenagem, saneamento, erradicação da pobreza, do analfabetismo, igualdade de gênero, defesa da comunidade lgbtqi+, infraestrutura, desenvolvimento, evolução da economia. Tem que dar mais para quem tem menos. Temos que nivelar o máximo possível essa desigualdade e atender a periferia da nossa cidade que está totalmente desassistida. 

Melhoria da economia

Temos a intenção de iniciar um projeto de desenvolvimento Passou da hora de termos um projeto desenvolvedor para tornar Boa Vista uma cidade inteligente. Ligar a cidade com tecnologia e a população, para que os serviços públicos sejam mais ágeis. Dentro desse contexto, estou com um projeto de desenvolver um incentivo às pequenas empresas.

Cinco prioridades

Saúde, educação, segurança são o tripé basilar de qualquer gesto. Precisamos ainda de estrutura e a questão do desenvolvimento econômico, ainda mais nesse período pós-pandemia. Outro ponto é um pré-projeto para criação de um espaço de integração de idosos, construção de creches e trabalho de gestação consciente, além da proteção às doenças sexuais e gravidez programada. Por fim, trabalho de parceria com os entes e trabalho de planejamento e recapeamento das vias.

Denarium e Bolsonaro

O governador e o presidente da República são duas pessoas que eu respeito. Acredito que temos entrosamento com o Governo Federal. Temos que dar as mãos, para quem quer que sejam os representantes e trabalhar para o povo.

Ponto crítico

Faltam projetos estruturantes, que tornem a cidade auto-sustentável. Chegou a hora de ter gestores que saibam dizer o que, por que, para que e por quanto tempo. Precisamos ter um dinamismo com metas bem definidas e com responsabilidade fiscal, ambiental e social.

Corrupção

Não se pode iniciar um trabalho de transformar Boa Vista em uma cidade inteligente, sem trabalhar com transparência. É preciso trabalhar com um envolvimento social e ouvir o que a população quer. 

Qual o maior desafio?

A reestruturação do município pós-pandemia. Tivemos a exposição da fragilidade do sistema de saúde, da educação, segurança e de inúmeros serviços prestados pelo município. É preciso corrigir.