Geral

Infecções respiratórias são as mais comuns em crianças, diz médico

Viroses comuns em crianças e fatores para uma boa imunidade foram assuntos durante entrevista com o médico pediatra Ricardo Loureiro.

Viroses comuns em crianças e fatores para uma boa imunidade foram assuntos durante entrevista com o médico pediatra Ricardo Loureiro. O pediatra participou do programa Quem é Quem desta quinta-feira (6) na Rádio Folha FM 100.3.

Segundo ele, na infância as infecções respiratórias são as mais comuns. Loureiro comentou sobre dois quadros virais mais frequentes.  

“Existem duas grandes famílias, que seriam o vírus da gripe, que é um quadro mais intenso, causando dores no corpo e uma tosse mais carregada, sendo um vírus um pouco mais agressivo, tende a comprometer uma parte do pulmão. O outro vírus é o do resfriado, os sintomas geralmente é o nariz entupido, escorrendo, seria como uma infecção mais leve. Esses são os dois principais grupos que temos de sintomas nas crianças”. 

Para ter uma boa imunidade, existe uma série de questões que envolvem de higiene a uma boa alimentação.

“Hoje se sabe que a privação de sono, estresse crônico e o consumo excessivo de açúcar diminuem sua imunidade. Então, não adianta dormir mal, comer mal e viver estressado e depois achar que tomando vitaminas, ficará com uma boa imunidade. É sempre melhor gastar com uma boa alimentação. Para a maioria das pessoas que não são atletas, não tem debilitação com câncer e nenhum deficiência de vitaminas, a suplementação com vitaminas se torna um desperdício de dinheiro. É diferente de um quadro bem avaliado por um nutrólogo ou um endócrino”, alertou Ricardo.