Geral

Médico diz que não se deve usar máscara durante atividade física

Anthony Wong reforça que o estado emocional é primordial para enfrentar o vírus

Para o médico pediatra, toxicologista e diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), Dr. Anthony Wong, não se deveria usar máscaras durante as atividades físicas. Segundo ele, o risco de morte de asfixia usando a máscara é maior, do que o perigo de ser contaminado pelo coronavírus.

Prof. Dr. Anthony Wong é diretor médico do CEATOX do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, professor de Toxicologia Clínica do Departamento de Pediatria da FMUSP, médico pediatra e toxicologista, assessor da Organização Mundial de Saúde, na Área de Segurança de Medicamentos.

“Quando se está praticando atividades físicas, como a corrida por exemplo, você precisa de mais oxigênio, então o indicado é não usar nada que atrapalhe a respiração” explica.

Ainda na entrevista o médico falou sobre o perigo de pegar coronavírus é menor em voos. “Os aviões são ambientes muito limpos, as companhias são obrigadas a trocar o filtro de ar a cada oito minutos. As chances são maiores em supermercados do que viajando” disse.

O médico reforça que o estado emocional é primordial para enfrentar o vírus. “Estar com a saúde é muito importante, pegar sol , praticar atividades físicas, por exemplo, são essenciais para combater doenças” disse.

“Atividades físicas deixam gotículas que transmitem vírus” dizem outros especialistas

O médico infectologista Domingos Sávio Matos Dantas diz que as atividades físicas ao ar livre deixam rastro de gotículas capazes de transmitir o vírus, e o que agrava o problema é a situação da saúde que o estado enfrenta. Para ele, as atividades ao ar livre devem ser feita apenas de maneira isolada, com máscaras e evitando locais onde tenham bastante pessoas circulando.

“Vejo a atividade física com muita preocupação, principalmente pelo momento em que a gente vive, pois estamos em um colapso tanto no sistema de saúde público e privado. Então é uma situação muito preocupante as pessoas continuarem a fazer exercícios ao ar livre e muitas pessoas sem qualquer tipo de proteção”, explicou o médico.

Segundo o médico, com a atividade física, a transmissão do coronavírus pode aumentar já que as pessoas transpiram mais e soltam gotículas que podem conter o vírus pelo ar. “Geralmente, as pessoas que fazem atividades ao ar livre não usam máscaras. É possível observar que a maioria dos que praticam os exercícios é jovem que estão entre o maior número de infectados”, reforçou o médico.

r:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”>