Geral

Medidas sanitárias são necessárias, diz médico Alexandre Salomão

O infectologista faz um alerta à população sobre ser importante o isolamento social no combate a proliferação do novo coronavírus.

“Todas as medidas sanitárias que estão sendo tomadas são necessárias. Essas medidas são denominadas de não farmacológicas, que são a restrição de circulação, isolamento social, evitar deslocamentos, suspender viagens não imprescindíveis”, disse o médico infectologista Alexandre Salomão. 

Ele comentou que todas essas medidas são essenciais neste atual momento, para conter a pandemia em todo país. O infectologista faz um alerta à população sobre ser importante o isolamento social no combate a proliferação do novo coronavírus.

“O vírus vem se multiplicando de maneira muito rápida em países que não adotaram estas medidas, podemos observar países ricos, com um ótimo sistema de saúde, com todas as condições de tratamento, e mesmo assim, entrando em colapso por não terem tomado essas medidas”, constatou o Salomão.

O infectologista afirmou que os órgãos de saúde contam com a participação da população.

“Todos esses esforços são importantes. É melhor daqui a um mês acharmos que exageramos, do que no mesmo período, perceber que não levamos a sério para evitar. É isso que os órgãos de saúde têm feito, se preocupando em está sempre um passo a frente da doença, para que caso chegue ao nosso estado, termos um plano de resposta compatível a com situação epidemiológica que for necessária”, ressaltou Salomão. 

Alexandre Salomão alertou alunos e servidores que estão em isolamento determinado pela educação ou trabalho. 

“Um alerta que eu estou fazendo aqui, é que, quem está em isolamento domiciliar, estando em casa por suspensão de aula e do trabalho, redobro o comunicado de que isso não são férias. Essa pessoa precisa está restringindo contato, não pode está saindo nas ruas, cinemas, bares. O motivo desse isolamento é evitar a exposição ao vírus”, finalizou o infectologista. 

SESAU – O secretário estadual de Saúde, Francisco Monteiro Neto, falou sobre o plano de contingenciamento para a contenção da propagação do vírus em Roraima e também as medidas não farmacológicas que devem ser obedecidas. 

Nove casos suspeitos foram descartados durante esta semana em Roraima. Monteiro falou ainda sobre medidas que estão sendo adotadas pelo estado para que haja celeridade no processo.

“Tivemos no decorrer da semana nove situações de casos suspeitos de coronavírus que testara negativo. Material foi coletado e encaminhado para o laboratório de referência da região Norte, localizado em Belém.  Devido ao tempo necessário para a confirmação, tomamos a iniciativa para que exames sejam realizados em Boa Vista, tendo o prazo fixado entre 48h a 72h. Em caso de dúvidas sobre sua condição de saúde, sentindo algum sintoma que seja característico do coronavírus, procure um profissional médico na unidade de saúde mais próxima, para que possamos fazer o encaminhamento e a partir disso fazer sua investigação”, disse o secretário.

Monteiro Neto afirmou que nessa quinta-feira (19) foram recebidos insumos como álcool em gel, luvas e máscaras. 

“A compra destes insumos são realizadas de maneiras sistemáticas, a cada três meses reforçamos estes estoques e mantemos todas as unidades de saúde com equipamentos de proteção individual aos profissionais. O que ocorreu, foi que com o aumento da demanda, o que estava previsto para três meses foi consumido em torno de 20 dias. A oportunidade que tivemos foi que já tínhamos uma compra programada e já começamos a receber parte destes materiais. Uma determinação do governador, é que estes insumos não sejam somente para a área da saúde, sendo assim estendidos para todos os órgãos do governo do estado”. 

O médico infectologista Alexandre Salomão e o secretário estadual de Saúde, Francisco Monteiro Neto, foram entrevistados na Rádio Folha 100.3 FM, nesta sexta-feira (20).

A entrevista completa pode ser assistida no FolhaBv Play