Geral

Prédios públicos do Estado serão recuperados e leiloados

Adjunto da Segad, Leocádio Vasconcelos, afirma que levantamento sobre imóveis já foi iniciado para identificar quais imóveis serão vendidos

Com diversos imóveis públicos do Estado em situação de abandono ou utilizado por ocupações, o novo planejamento é de realizar um levantamento do estado de cada espaço para recuperação ou leilão das propriedades.

A informação é do adjunto da Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (Segad), Leocádio Vasconcelos, em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 21.

“É público e notório a situação de vários prédios públicos abandonados, cheio de imigrantes algumas vezes e o Estado fica de olho fechado. O governador [Antonio Denarium] me chamou e me deu essa missão, para legalizar todos os móveis, dar destinação seja vender ou leiloar. Ou seja, dar uma destinação aos imóveis públicos. Os valores dos leilões serão utilizados para recuperação de outros prédios”, explica Vasconcelos.

O adjunto da Segad afirma que ainda não sabe precisar a quantidade de imóveis, mas que já iniciou o processo de levantamento documental e visita dos prédios da Capital e em seguida deverá passar aos municípios do interior e também em outros estados, como a Casa do Estudante em Manaus e em Belém. Para regularizar a documentação dos prédios, o adjunto da Segad já entrou em contato com a Superintendência do Patrimônio da União em Roraima (SPU-RR) para verificar a documentação.

A destinação de cada imóvel vai depender da situação em que se encontra o prédio abandonado. “O Conjunto Executivo onde é hoje a Cidade da Polícia, por exemplo. Devemos desmembrar e destinar a área da casa para a Segurança Pública e o espaço de terra devemos realizar um leilão público de lote único. Vamos encaminhar um projeto para a Assembleia Legislativa ainda esta semana para tratar desse leilão. Pedi um prazo de seis meses para mudar a cara do Estado”, declarou.

O antigo shopping também terá uma nova destinação, com a implantação de uma nova sede do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima). “O Iteraima está localizado em um prédio alugado, de preço alto, que não justifica. O espaço onde funciona a Escola Ayrton Senna terá que ser verificada a estrutura, para saber se pode ser recuperada ou leiloada também. Na Ene Garcez, onde era a Segurança Pública foi cedido ao Ministério Público Estadual e vamos começar a conversar para ver se podemos iniciar as obras o mais rápido possível”, acrescentou.

Na área onde funcionava a Secretaria Estadual de Educação, o adjunto da Segad informou que será construída uma nova estrutura. “Já está em andamento na Seinf (Secretaria de Infraestrutura) para construir uma nova sede para a Educação. Vamos tentar preservar. Tem alguns imóveis que são ligados ao patrimônio cultural do Estado, então, vamos criar nos mesmos moldes. Vamos tentar preservar essa questão, no que for possível, para tentar manter a história do Estado”, declarou. (P.C.)