Geral

Presos são isolados antes de entrar no sistema prisional

Os presos ficam em quarentena antes de ter contato com aqueles que já estão no sistema prisional

De acordo com com o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), André Fernandes, ações tem sido feitas no sistema prisional para combater a proliferação do Coronavirus (Covid-19). Entre elas, o isolamento de novos presidiários que chegam para cumprir pena. Segundo ele, os presos ficam em quarentena antes de ter contato com aqueles que já estão no sistema prisional.

“Nós temos uma média de receber até quatro detentos por dia que não podem ter contato com os demais presos. Eles ficam numa cela durante 14 dias e antes de ir para o convívio eles passam por uma avaliação médica”, explicou.

O secretário reforçou que existem 65 idosos cumprindo pena na Cadeia Pública de Roraima, no bairro São Vicente. “Os idosos que cumpriam pena na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo estão agora na Cadeia Pública, em uma ala diferente com apoio de médicos infectologistas para que não haja contato, porém isso é provisório. A possibilidade é que na próxima semana esses idosos sejam isolados ainda na Pamc”, ressaltou.

Outra iniciativa é a confecção de máscaras e produção de álcool em gel dentro do sistema prisional, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

“Os detentos confeccionam essas máscaras que em seguida são esterilizadas e distribuídas. Houve uma intensa campanha para que isso acontecesse, os secretários de estado se mobilizaram com doações para que a gente conseguisse comprar o material. Estamos nos adequando e a ideia é produzir material para proteção e 500 quilos de álcool em gel, que servirão para o sistema prisional e outras unidades”, disse.