Geral

Rádio Folha FM inova com transmissão digital ao vivo para ouvintes

Para as empresas de comunicação, o serviço remoto também se tornou um aliado para a divulgação das notícias em tempo real e com segurança

A pandemia do novo coronavírus transformou a vida de muita gente, que passou a ter mais contato e se adequar às novas tecnologias digitais. Para as empresas de comunicação, o serviço remoto também se tornou um aliado para a divulgação das notícias em tempo real, com segurança e obedecendo às regras de saúde.

Em Roraima, a Rádio Folha 100.3 FM adotou algumas medidas para utilizar as tecnologias à favor da informação. Neste domingo, 11, o programa Agenda da Semana é transmitido ao vivo, simultaneamente, em três lugares diferentes: do estúdio da rádio, do transmissor da rádio e da residência do entrevistado. Tudo isso a partir da tecnologia.

O economista Getúlio Cruz, apresentador do programa, abordou a experiência durante a entrevista com o ex-deputado estadual Otoniel Ferreira. “Já tinha imaginado que você da sua casa, eu aqui no transmissor e o operador no estúdio pudéssemos conversar com nossos ouvintes?”, questionou.

Para Otoniel, é curioso comparar as inovações com a tecnologia de antigamente. “Realmente, eu jamais pensei nisso. Na primeira vez que eu vi um telex, eu tomei um susto. Imagina nós falando desta forma. A tecnologia é fantástica. Ainda bem que estamos jovens e podemos lembrar para os mais novos a tecnologia antiga”, completou.

Desde 2020, a Rádio Folha 100.3 FM inovou com transmissões ao vivo pela internet onde os entrevistados participam por vídeo de qualquer lugar do país, atendendo as recomendações das organizações de saúde. As entrevistas ficam disponíveis no portal da Rádio Folha 100.3 FM e nas páginas do Facebook da FolhaBV, também para os ouvintes que quiserem acompanhar novamente os questionamentos.

Segundo o diretor de tecnologia da Folha Web, Alberto Cruz, toda a programação da Rádio Folha pode ser assistida pelas redes sociais. “Por meio do site e da página oficial do facebook é possível assistir os nossos radialistas produzindo o conteúdo, entrevistando e fazendo os comentários e perguntas do público ao vivo” acrescentou.

OUTRAS NOVIDADES – Mesmo com a pandemia do covid, o Grupo FolhaBV conseguiu concretizar diversos feitos em 2020, sendo um dos vencedores do fundo de apoio para pequenas empresas de jornalismo que resultou em uma parceria com a empresa internacional para produção de conteúdo digital e a seleção para o projeto ‘Google News Showcase’, chamado “Destaques” no Brasil.

Outra novidade foi a disponibilização de suas edições antigas por meio do acervo da Biblioteca Nacional, local onde estão guardados uma grande parte da história do Brasil desde o seu descobrimento, fruto de um esforço em conjunto realizado ao longo de quatro anos, pelo Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), coordenado pelo professor Dr. Maurício Zouein.

Confira a entrevista ao vivo:

Leia mais: 

Giro de Notícias estreia com apresentação de Luciano Sobral – Folha…