Geral

Sociedade de Pediatria emitirá nota direcionada aos pais de alunos

A presidente da Sociedade Roraimense de Pediatria, Adelma Figueiredo e o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Douglas Maia foram os entrevistados desta segunda-feira.

Vacinação e saneamento básico foram as principais pautas do programa Quem é Quem. Nesta segunda-feira (16), participaram a presidente da Sociedade Roraimense de Pediatria, Adelma Figueiredo e o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Douglas Maia.

De acordo com a pediatra, vários estados que já estão com o número maior de casos suspeitos de Coronavírus, suspenderam as aulas. A presidente da Sociedade Roraimense de Pediatria falou sobre a necessidade de a mesma medida ser tomada pelo estado.

“A Sociedade Roraimense de Pediatria está preparando uma nota que deve sair hoje ou amanhã, uma recomendação para que as crianças que estiverem tossindo ou com coriza, qualquer vulnerabilidade ou que tenham qualquer doença crônica, devem se ausentar do ambiente escolar por ser considerado um grupo de risco. O Hospital da Criança está se preparando, mas a logística no nosso estado é muito difícil, são poucos recursos para muita gente”, comentou Adelma..

No Brasil, mais de 200 casos suspeitos do vírus Covid-19 foram registrados até domingo, a médica comentou sobre a orientação atual em relação aos idosos.

“A orientação atual é que os idosos fiquem em casa, evitar sair até para fazer compras. As visitas devem ser controladas, as crianças com sintomas de coriza ou tosse não podem visitar os seus avós. Por enquanto, é uma prevenção, justamente para evitar qualquer alarde”, disse a presidente.  

SANEAMENTO BÁSICO

De acordo com Douglas Maia, o saneamento básico é composto por quatro pilares, no qual são chamados de eixos:  água, esgoto, drenagem de águas pluviais e resíduos sólidos.

“Tudo isso é saneamento básico, não é somente esgoto como a maioria das pessoas pensam. Hoje no estado de Roraima, desde o dia 13 de janeiro do ano de 2017, cerca de R$ 80 milhões foram investidos em obras que já foram concluídas, em execução e outras que estão aguardando finalização de processo, são números relevantes”, ressaltou Maia.

“Roraima tem bons números referente à média nacional de saneamento básico, por exemplo, no Brasil 85% da população tem acesso à água tratada, em Roraima 82% da população tem acesso. Já em questão de esgoto, a médica nacional é de 50%, já no nosso estado, 52% da população é atendida com rede de esgoto”, complementou.

A entrevista completa pode ser assistida no FolhaBv

QUEM É QUEM from folhabv on Vimeo.