Geral

Transferência de terras vai ajudar na recuperação da economia

Avaliação do deputado Jonathan de Jesus é que segurança jurídica vai auxiliar na vida de investidores para o Estado

A Câmara dos Deputados aprovou recentemente o projeto de lei nº 1.304/2020 que trata sobre a transferência de terras da União para os estados de Roraima e Amapá, faltando agora somente a medida ser votada no Senado Federal. A expectativa é que a aprovação da proposta mude positivamente a vida do produtor rural no Estado, além de ser uma forma de auxiliar a economia do Estado após a pandemia.

A avaliação é do autor do projeto, deputado Jonathan de Jesus (Republicanos) em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 03. Para o parlamentar, a votação da proposta vai gerar riqueza para o pequeno agricultor.

“O produtor rural não consegue se cadastrar para pegar um crédito bancário por que não tem o título. Agora temos como aumentar a nossa matriz produtora”, declarou. “É preocupante a pandemia. Mas será muito preocupante também a economia depois da pandemia, então, temos que preparar o nosso Estado. A questão das terras ajuda muito”, completou.

Outro ponto, segundo o deputado, é a questão da segurança jurídica que a transferência de terras pode garantir a aproximação de investidores para Roraima. “Uma grande produtora que quiser vir para o Estado agora vai ter a segurança jurídica e assim gerar emprego, fortalecendo o comércio local”, afirmou. “O Estado vai colher esse recurso através de impostos”, acrescentou.

A previsão, segundo Jonathan, é que o projeto entre na pauta do Senado Federal para ser votado na próxima segunda-feira, 04, ou, no mais tardar, na terça-feira, 05. A expectativa é que a proposta seja votada sem alterações, para garantir a celeridade do processo.