Polícia

Faccionado é alvo de operação do Ministério Público na Pamc

Mandado de prisão foi cumprido pelo Gaeco na manhã de ontem, 4, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo

Um mandado de prisão preventiva foi cumprido ontem, 4, em Roraima, durante uma operação nacional de combate ao crime organizado. A ação foi coordenada em 14 estados e no Distrito Federal, para prender suspeitos no envolvimento com facções criminosas e tráfico de drogas.

De acordo com o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), o Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu o mandado de prisão preventiva de J.A.D.A. na manhã de ontem na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). O mandado foi expedido pela Vara de Justiça Criminal do Estado do Acre.

Segundo o MPRR, o mandado foi cumprido no interior da Penitenciária com o objetivo de “realizar prisões de integrantes de seis facções criminosas que atuam em diferentes regiões do país”. Dados do alvo do mandado, porém, não foram revelados pela instituição.

MEGAOPERAÇÃO – A operação foi coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que reúne todos os Gaecos do país, órgão do Ministério Público responsável pelo combate ao crime organizado.

Foram expedidos 266 mandados de prisão e 203 mandados de busca e apreensão contra supostos integrantes do crime organizado em todo o país, membros de diversas facções criminosas nos estados.

De acordo com Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, procurador-geral de justiça de Alagoas e coordenador do Grupo Nacional, a ação demonstra as medidas efetivas adotadas pelos grupos de combate ao crime organizado.

“O Ministério Público brasileiro, por meio do GNCOC e dos Gaecos, vem adotando medidas eficientes no desmantelamento e prisão dos principais líderes das facções criminosas presentes em território nacional. É uma luta baseada na inteligência e com foco na desestruturação desses organismos criminosos violentos. Vamos vencer, tenho certeza disso”, afirmou o procurador. (P.C.)