Polícia

Faccionados suspeitos de homicídio e assaltos são presos

Detidos se autodeclararam integrantes de uma facção criminosa e cometeram crimes para capitalizar o grupo

Uma quadrilha suspeita de ter realizado vários crimes no final de semana passado foi presa ontem, 25. Dentre os crimes praticados estão o homicídio de Márcio Roque de Souza, o roubo, com reféns, a uma lan house no bairro Santa Tereza, ambos no sábado, dia 23, e o assalto a uma pousada no bairro Silvio Leite, no domingo, 24.

Os agentes da Polícia Civil chegaram aos suspeitos após uma guarnição do Grupamento Independente de Intervenção Rápida (Giro) da Polícia Militar perseguir um veículo que andava em alta velocidade, mas os suspeitos conseguiram fugir e abandonaram o carro, com armamento e munição.

Ao receberem o Relatório de Operações Policiais (ROP), as equipes dos 3º e 4º Distritos Policiais uniram as informações e descobriram que o carro tinha sido alugado por um dos autores numa locadora de veículos da capital.

Os policiais foram à casa do locatário do veículo, onde foi encontrada a quadrilha. Foram presos Shainny Barbosa de Araújo, Rute Barbosa da Silva, Lucas Eduardo Gomes de Lima, Renato William dos Santos Ávila, Felipe Chagas Borges Vitório e o adolescente J.F.G.F., de 17 anos.

Nas residências dos suspeitos foram encontrados vários televisores e celulares das vítimas da pousada, grande quantidade de droga preparada para o tráfico, duas armas de fogo calibre 38 e munições calibre 38 e 16mm, que foram utilizadas para o cometimento dos crimes em investigação.

Os detidos confessaram os crimes e se autodeclararam integrantes de uma facção criminosa. Os crimes, segundo os suspeitos, tiveram o objetivo de capitalizar o grupo e adquirir novas armas para o crime. Os seis foram indiciados por associação criminosa, associação para o tráfico, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubo.

As investigações continuarão a ser feitas pela Delegacia Geral de Homicídios, 3º Distrito Policial e 4º Distrito Policial, uma vez que existem mais crimes a serem apurados que possivelmente tenham a participação dos investigados.

GIRO localizou veículo no Cidade Satélite

Policiais militares do Grupo Independente de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) apreenderam o veículo supostamente utilizado pela quadrilha na noite de domingo, 24, no bairro Cidade Satélite.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe do GIRO fazia motopatrulhamento em ruas do bairro, quando avistou o condutor do veículo. Desconfiados, os policiais iniciaram acompanhamento tático, que mais tarde se transformaria em perseguição.

Por diversas vezes, os policiais pediram para que o condutor parasse o veículo, ordem esta que não foi cumprida. Após alguns minutos de perseguição, o veículo foi abandonado no condomínio Buritis, no Residencial Vila Jardim, também no bairro Cidade Satélite. A chave estava na ignição e o motorista do carro não foi encontrado.

Ainda segundo a PM, foi encontrada dentro do veículo uma espingarda Calibre 16 sem numeração e algumas cápsulas intactas, além de um celular que provavelmente tenha sido furtado.

Assaltantes mantiveram clientes de lan house reféns

No sábado, 23, frequentadores de uma lan house localizada na avenida Ataíde Teive, bairro Santa Tereza, viveram horas de agonia nas mãos de assaltantes. Dois homens armados invadiram o local, onde fizeram aproximadamente dez pessoas reféns. Foram levados das vítimas celulares, dinheiro e pertences pessoais, como relógios e joias. Após o assalto, todos foram trancados nos banheiros do estabelecimento. 

A Polícia Militar foi chamada e liberou as pessoas dos banheiros, além de realizar as orientações para que as vítimas registrassem Boletins de Ocorrência (B.O.).Uma das vítimas, um militar do Exército Brasileiro, de 24 anos, que registrou o B.O. no 3º Distrito Policial, contou que foi pego de surpresa no momento em que entrou no local. “Quando entrei na lan house, vi que estava vazia e achei estranho. Logo pensei que fosse um assalto. Tentei dar meia volta, porém fui rendido pelos bandidos. Levaram todos os meus documentos, dinheiro e celular”, contou o jovem.