Cotidiano

Falsa oftalmologista é presa em flagrante

Pacientes denunciaram o caso, pois começaram a ter complicações nas medicações prescritas pela falsa médica

A venezuelana J.J.C. foi presa na manhã de ontem, 10, em uma ação conjunta envolvendo fiscais do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), agentes da Polícia Civil e agentes da Vigilância Sanitária Municipal, após constatarem que a mulher estaria se passando por médica oftalmologista e realizando também procedimentos estéticos sem o devido credenciamento.

A fiscalização chegou até a suspeita após conseguir, durante a investigação, o telefone utilizado para a marcação de consultas, que eram realizadas de segunda a sexta-feira por R$ 70 e, nos finais de semana, era cobrado o valor de R$ 90,00.

Segundo a presidente do CRM, Blenda Garcia, no momento da abordagem, a suspeita não possuía qualquer registro no Brasil para a realização dos procedimentos clínicos. Os atendimentos eram realizados de forma precária e improvisada em uma casa na Rua Pará, no bairro dos Estados.

“Tivemos acesso a um laudo oftalmológico de um cliente atendido pela falsa médica. Ao ser realizada uma consulta, ficou constatado que a mulher não possuía registro profissional em nenhum Conselho Médico, caracterizando a atividade ilegal. No local, encontramos várias irregularidades e condições insalubres, além de medicamentos vencidos há mais de cinco anos, conservados ainda de forma irregular misturados com comida”, destacou.

Blenda alertou ainda para que a população tenha cuidado ao se submeter a atendimentos realizados de forma precária, sem condições mínimas de higiene. “Executamos todos os nossos procedimentos de fiscalização com base no relato de pacientes, que informaram laudos duvidosos e começaram a ter complicações nas medicações prescritas pela falsa médica”, informou.

Após a realização do flagrante com a interdição do local, a equipe da Vigilância Sanitária fez o recolhimento dos medicamentos e dos equipamentos utilizados pela falsa médica. Em seguida, a suspeita foi conduzida ao 1º Distrito Policial (DP) para as medidas cabíveis.

DENÚNCIA – A população pode ajudar denunciando qualquer suspeita no exercício ilegal da Medicina indo a sede do CRM/RR, localizada na Avenida Ville Roy, 4.123, bairro Canarinho, e formalizar pessoalmente a reclamação no protocolo. (R.G)