Saúde e Bem-estar

Falta de dinheiro e dívidas abala a saúde mental

Para o psiquiatra Alberto Iglesias, saldo negativo e orçamento apertado são gatilhos para sintomas depressivos

Muitos fatores podem influenciar a desarmonia do corpo e mente. De acordo com o psiquiatra Alberto Iglesias, saldo negativo e orçamento apertado são gatilhos para sintomas depressivos. Uma crise nas finanças pessoais é um problema sério e pode desencadear sintomas de  depressão, ansiedade, aumento ou perda de apetite e, principalmente, um abalo na autoestima.

“A falta de dinheiro abala o estado emocional do indivíduo, agravando ainda mais em situações difíceis. É neste momento decisivo que a vida exige o máximo de discernimento e controle para resolver um problema. Porém, a demanda é feita justamente quando estado psicológico não é dos melhores” relata.

O primeiro passo recomendado pelo especialista é não agir impulsivamente. Para o médico é preciso os incentivos de todas as mídias para ter uma roupa de marca ou trocar o smartphone pelo de última geração.

Caso o paciente se sinta muito desmotivado, ele deve procurar ajuda médica (Foto: Divulgação)

“Nessas horas, as compras compulsivas devem ser evitadas. Mesmo em época de fim de ano, evite gastos desnecessários e até mesmo não faça uma lista de presentes. Tente renegociar as dívidas e encontrar uma fonte de renda extra” explica o médico, que afirma ‘caso o paciente se sinta muito desmotivado, ele deve procurar ajuda médica’.

“Nem sempre é um médico que pode falar sobre esse tipo de problema, já que a mental está diretamente conectada a financeira e em casos de crise, outros profissionais podem ajudar a resolver com mais eficiência como um economista ou administrado” diz.

O primeiro passo recomendado pelo especialista é não agir impulsivamente (Foto: Divulgação)