Cotidiano

Falta de energia atormenta moradores da Vila São Francisco há seis meses

Há cerca de seis meses, moradores da Vila São Francisco, no Município de Bonfim, Leste do Estado sofrem com a interrupção frequente no fornecimento de energia elétrica pela Eletrobras Distribuição Roraima. Segundo denúncias enviadas à Folha, só na semana passada, a localidade passou 48 horas consecutivas sem energia. 

“Antes tinham alguns agentes aqui na região e, quando faltava energia, eles arrumavam um jeito de resolver o problema, nem que precisassem ir a pé. Mas não estão atuando mais aqui, em São Francisco, e ninguém sabe o motivo. Tanto na vila quanto na colônia não pega telefone celular, ou seja, se a energia cair, ficamos também incomunicáveis”, denunciou a moradora Ivanilde Serrador, que é presidente da Associação dos Agricultores do São Francisco e mora na localidade há 31 anos.

Na Vila de São Francisco existem aproximadamente 200 residências. Quando o fornecimento de energia é interrompido, a maioria das casas também fica sem água. “A Caer [Companhia de Águas e Esgotos de Roraima] necessita de energia para levar a água até as casas. Nossa sorte é que temos um poço aqui e dá para abastecer algumas famílias, mas não todas. Isso é inadmissível. Quando ligamos para a central de atendimento da Eletrobras, isso quando temos a oportunidade, precisamos passar por um procedimento extremamente burocrático. Eles nos cobram vários códigos, números, detalhes e não resolvem. Precisam entender que aqui é o interior do interior. Nem todos têm conhecimento”, reclamou Ivanilde Serrador.

Por mês, Ivanilde disse que sua conta de luz chega a R$ 250,00 por mês. “A cada mês pagamos mais caro pela energia de péssima qualidade. Já perdi geladeira, freezer, televisão e muitas outras coisas. Recentemente, queimou minha máquina de lavar e meu marido levará amanhã para Boa Vista para tentar arrumá-la. Quem trabalha com sorvetes e picolés perdeu o estoque. E todos, sem exceção, tiveram prejuízos com produtos mantidos na geladeira. Quem vai arcar com isso?”, questionou.

Ela afirmou que o fornecimento de energia foi interrompido na segunda-feira, 20, às 10h, e só foi restabelecido às 11h15 da terça-feira, 21. “Sofremos com tudo isso e ainda tem o ataque de mosquitos na madrugada, calor e todos os prejuízos. Precisamos que alguém pague pelo o que está acontecendo e resolva o nosso problema”, complementou a líder comunitária.

ELETROBRAS – Através de nota, a Eletrobras informou que a Vila São Francisco está sendo atendida desde o dia 1º de janeiro deste ano e que já realizou diversos serviços de manutenção na região e nas demais localidades do entorno.

“Em relação à Vila São Francisco, na segunda-feira, 20, no final da tarde, houve uma ocorrência de rede partida que atende a localidade. A equipe designada para atendimento encontrou dificuldades de acesso para a correção da rede, tendo que retornar ao local somente no dia seguinte”, frisou complementando que todas as reclamações devem ser realizadas pelos canais de atendimento ao consumidor, pelo telefone 0800 70 19 120.