Cotidiano

Falta de manutenção coloca saúde de servidores em risco

Segundo o sindicato que representa os trabalhadores, o prédio do posto não passa por melhorias desde agosto do ano passado

*ATUALIZADA ÀS 15h41

Servidores que atual no Posto de Fiscalização do Jundiá, situado em Rorainópolis, Sul do Estado, entraram em contato com a FolhaWeb para denunciar a forma como estão sendo negligenciados pela Administração Estadual.

De acordo com uma funcionária que não quis se identificar, a caixa d’água do local não passa por nenhum tipo de reforma há bastante tempo. O resultado é que servidores e motoristas de caminhões estão tendo acesse a uma água totalmente impura.

“Quando chegamos do plantão, a água estava com um gosto terrível de óleo diesel. O motor quebrou e acabou derramando óleo de quarta-feira, 17, até ontem, 22. Decidimos fazer uma limpeza e quando começamos os trabalhos, nos deparamos com a parte interna totalmente comprometida, com a parede se desmanchando, e todo mundo aqui consome dessa água”, comentou.

Caixa d’água que abastece o prédio está sem manutenção há bastante tempo (Foto: Divulgação)

Outra situação relatada pelos trabalhadores diz respeito novamente à falta de matérias para a realização das fiscalizações, fora a questão da redução no valor da diária paga para os fiscais plantonistas do órgão.

“Fora essa questão da água, temos o problema da falta de materiais básicos aqui no posto. A gente manda o problema para a chefia e lá mesmo morre o assunto. Fora que eles querem reduzir o valor da diária de R$ 120 para R$ 60, ou seja, desrespeito com o servidor que se expõe a todo tipo de risco”, completou.

TIRANDO DO PRÓPRIO BOLSO – Por telefone, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, confirmou ser verdadeiro o relato dos servidores sobre a situação de abandono do posto fiscal do Jundiá.

Ele revelou ainda que os próprios funcionários estão tirando dinheiro do próprio bolso para garantir as melhorias do prédio, que não é feita desde agosto do ano passado.  

“Não existe hoje qualquer tipo de manutenção nas centrais de ar, sabendo que o próprio Ministério da Saúde recomenda que seja [realizada], no mínimo, a cada três meses e isso não vem acontecendo. Então, há uma preocupação muito grande com a saúde de todos os servidores”, destacou.

Ainda segundo o presidente, uma reunião com os servidores para discutir o caso deve ser realizada nos próximos dias. Ele não descarta a possibilidade de uma paralisação das atividades, para chamar a atenção da Sefaz sobre os problemas.

“Vamos recolher todos os elementos [provas] pra fazer os encaminhamentos necessários para esta situação. Vamos ter uma conversa com os servidores, mas a possibilidade de uma paralisação não estar descartada, até por uma questão de resguardar a saúde do trabalhador”, complementou.

SEFAZ – Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) informou que o problema ocorrido na caixa d’água do Posto do Jundiá foi uma situação pontual e as providências já foram adotadas.

“A Sefaz ressalta que o posto fiscal do Jundiá, que estava abandonado há anos, está passando por melhorias. As constantes quedas de energia elétrica no local foram amenizadas e o abastecimento de óleo diesel regularizado”, frisou. 

A nota destaca ainda a que foi feita a limpeza na área externa do posto com a retirada de lixos e entulhos e os serviços de limpeza da área interna do posto estão normalizados. 

“O posto fiscal conta com internet tanto para os funcionários, quanto para os caminhoneiros. Em breve será disponibilizado um terminal de autoatendimento bancário para o atendimento dos usuários do posto fiscal”, ressaltou.

Com relação a pagamento de diárias, a paste o repasse desse tipo de benefício está suspenso por medida do Decreto de Calamidade Pública Financeira (26.404-E, de 28 de dezembro de 2018). Somente após a vigência é que o governo voltará a efetuar esses pagamentos, de acordo com a disponibilidade orçamentária.