Cotidiano

Família realiza ação para ajudar animais de rua

A campanha teve início em janeiro deste ano, no município de Rorainópolis.

Com o objetivo de incentivar a população a ter cuidados com cães e gatos abandonados, uma voluntária do município de Rorainópolis teve a ideia de colocar bebedouros para animais em situação de rua. Ana Cléia, 35 anos, relatou à Folha que a iniciativa surgiu após observar a grande quantidade de abandono de animais no centro da cidade.

“Trabalho na lanchonete eu vejo um número muito grande de animais, sedentos e famintos. Eu amo animais e como cuido dos que tenho em casa, senti o desejo de fazer o mesmo pelos que vivem nas ruas e não tem quem cuide. Vejo muitos revirando o lixo atrás de comida, separo comida e quando aparece um, eu dou a eles”, disse.

A jovem está há mais de 2 meses com o projeto. Ela afirma que coloca os “ baldinhos” com água em lugares estratégicos, para trocar todos os dias. “E na sombra para que a água fique sempre fresquinha”, relata.

O trabalho ainda não possui voluntários, somente as filhas de Ana Cléia ajudam diariamente. “Fiz a divulgação no Facebook e espero outras pessoas façam também. Coloque um baldinho com água em frente às suas casas, lojas, etc, para que mais animais de rua possam ser beneficiados”, finalizou.

Lei  Federal sobre abandono de animais

De acordo com Lei Federal n.º 9.605/1998, a crueldade contra animais é crime. O decreto Federal n.º 24.645 de 10/07/1934, no artigo V, define  ainda, maus tratos como, abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária.

Publicidade