Cotidiano

Feirante é ameaçada de despejo por faltar inauguração de Mercado

Mesmo trabalhando há 33 anos no local, a idosa Dulce Maria, de 69 anos, foi informada que deveria entregar o seu Box e retirar seus itens em três dias

A cerimônia de inauguração do Mercado Municipal São Francisco na sexta-feira passada, 28, contou com a presença de várias pessoas, de autoridades a comerciantes. Uma das feirantes, porém, passou mal e não pode comparecer à inauguração. Agora, ela foi ameaçada de despejo e corre o risco de perder o seu Box.

A comerciante de farinha e goma de tapioca, Dulce Maria Gomes, de 69 anos, informou à Folha que trabalha na Feira do São Francisco há 33 anos. No período de um ano que o local foi fechado para a reforma, recebeu a garantia de que iria retomar ao seu posto e na quinta-feira da semana passada, 27, recebeu as chaves do seu Box.

No entanto, a idosa, que é hipertensa, se sentiu mal e faltou a inauguração do novo mercado. O filho abriu o Box de nº 37 somente à tarde, por volta das 14h, mas pouco tempo depois funcionários da Prefeitura de Boa Vista informaram que o local deveria ser desocupado no prazo de três dias úteis. “A alegação deles é que eu não estava no dia da inauguração, mas eu adoeci. Eu não tinha condições de me levantar, até atestado médico eu tenho, não foi por querer”, explicou.

A feirante disse ainda que buscou a administração municipal para esclarecer seus motivos e que acionou advogados para resolver a questão. Ela explicou também que não foi avisada em nenhum momento do risco de perder o Box por não faltar a inauguração. “Não falaram nada disso. São 33 anos aqui, criei meus filhos vendendo cereais, não tenho um imposto atrasado. Hoje crio dois netos que são órfãos de mãe. A minha renda principal é essa, sem esse trabalho não tenho condições de me sustentar”, completou.

NOVA AMEAÇA – Com o fim do prazo de três dias, a feirante recebeu uma nova ordem de despejo. A filha de Dulce explicou que dois funcionários da Prefeitura estiveram ontem, 2, no Mercado para retirar a feirante do box. “Disseram que iam colocar as coisas dela no caminhão e iam despejar ela. Eles estão alegando que ela não veio na inauguração, só isso”, reclamou. “Eu peguei o meu celular para filmar e eles reclamaram, dizendo que eu não tinha direito de fazer aquilo. Respondi que eles que não tinham direito de fazer aquilo com a minha mãe. Infelizmente, a gente não tem que se rebaixar em momentos assim”, completou a moça.

Um feirante, que preferiu não ser identificado, disse que se sentia envergonhado da situação por presenciar pessoas sendo humilhadas pela gestão municipal, mas que também temia represália, já que ouviu a promessa de que outros boxes seriam tomados caso alguém se pronunciasse sobre o caso. “Dulce trabalha há 33 anos no mercado, com respeito e dignidade. Não vejo ninguém levantar e apoiar esta senhora. Estão dizendo para ela desocupar o box que é melhor para ela, porque se não sair a polícia vem tirar. Sim, tenho vergonha de não fazer nada”, comentou.

O OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para saber o motivo do despejo da feirante e para esclarecer as atitudes dos funcionários da gestão municipal, porém, não obteve retorno até o fechamento da matéria. (P.C.)