Cotidiano

Feriado prolongado movimenta setores de transporte e lazer

Dependência do funcionalismo público se torna uma ‘faca de dois gumes’ durante feriadões

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

Os moradores de Boa Vista poderão contar com quase uma semana de feriado prolongado. O momento é para descanso, lazer, mas também poderá ocasionar dor de cabeça para quem precise dos serviços públicos que estarão funcionando somente os essenciais. O lado positivo é o aquecimento da economia local pelo menos nos setores de transporte e lazer.

Até as 11h da manhã do primeiro dia de feriado, pelo menos cinco ônibus haviam chegado de Manaus para Boa Vista. Quatro deles eram da mesma agência e chegaram à capital lotados, trazendo mais de duzentas pessoas.

“Está tendo muito movimento, as pessoas estão saindo mais, mas também está chegando bastante gente. Chegaram mais de duzentas pessoas e saíram cinco ônibus com capacidade de transportar 56 passageiros e estavam lotados”, relatou a atendente de uma agência de viagens.

Mesmo com a saída de pessoas do Estado, o economista Dorcilio Erik Souza afirmou que isso é benéfico para a economia local, pois a compra de passagens somada à alta procura mantém a economia local aquecida.

“A chegada de outras pessoas acaba compensando a saída dos roraimenses para outras localidades. O feriado também permite um fluxo entre os municípios, contribuindo com a economia desses municípios – rede hoteleira, restaurante, lanchonetes, setor de transportes – mas é bom lembrar da característica do Estado de Roraima que tem forte dependência do funcionalismo público”, disse o economista, Dorcilio Erik Souza.

Essa dependência do funcionalismo público se torna uma ‘faca de dois gumes’ em situação de feriado prolongado. Quem necessita dos serviços oferecidos pelos órgãos públicos precisará esperar por quase uma semana inteira, ao mesmo tempo os funcionários públicos terão tempo para aproveitar com lazer e cultura.

“Não podemos esquecer que o feriado acaba impactando a vida das pessoas por outro lado, principalmente, aqueles que dependem do funcionamento da máquina pública, sejam pela emissão de documentos, andamento em algum processo que a empresa precisa. O feriado compromete o funcionamento da máquina pública, mas é benéfico para a economia”, afirmou o economista. (F.A)

Companhias de viagem terrestre e hotelarias são favorecidas

De acordo com Dorcilio, enquanto o setor do comércio espera ansiosamente por datas comemorativas – Dia dos Pais, Mães, Namorados e Natal – o setor de viagens espera com a mesma ansiedade por período de férias e datas abertas, como feriados prolongados, em que as pessoas se permitem fazer curtas viagens.

Na rodoviária, a Folha conversou com atendentes das agências de viagens e todos confirmaram que a procura está alta e que já precisaram oferecer saídas extras por conta da demanda, mas que receberam muitas pessoas que chegaram para visitar parentes.

O setor de hotelaria também sentiu o impacto positivo no feriado. Todos os hotéis estão com alta procura e pelo menos dois estão sem possibilidade de realizar novas reservas até o fim do feriado prolongado.

“Estamos recebendo pessoas vindas de fora, principalmente de Manaus, Os funcionários até me perguntaram se haveria algum concurso público na cidade pelo alto número de reservas”, disse Maria Santos, da equipe de administração de um hotel local.

Já a atendente de outro hotel, Scarlett Cruz, disse que só haverá vagas para reserva no hotel a partir de segunda-feira, 19, e que a maioria das pessoas hospedadas veio para visitar a cidade. (F.A)