Cotidiano

Festejo terá competições com modalidades indígenas

O evento é um dos tradicionais festejos realizado na comunidade

Arco e flecha, corrida com tora e comer mais beijú serão algumas das competições indígenas realizadas durante o tradicional Festival do Beiju na comunidade indígena Tabalascada do município do Cantá. O evento ocorre nos dias 6, 7 e 8 de dezembro com uma vasta programação esportiva.

Durante o festejo, haverá dança do Parixara e defumação com Maruai que dá boas vindas as lideranças e os presentes. Outro diferencial é a produção e a distribuição gratuita de seis litros de caxiri, uma bebida tradicional feita com beiju fermentado em água utilizada em comemorações nas comunidades indígenas da Amazônia.

A comunidade fica no sudeste do estado localizado na rodovia 432.No palco do festival, haverá apresentações de bandas locais com Forró- pé- de serra todas as noites.

De acordo com Gleucemir Rodrigues, membro da coordenação do evento, o festejo reúne cerca de 200 participantes, além de membros da comunidade que vão em busca de uma tarde de lazer. A região possui cerca de 188 famílias com 900 pessoas.

A expectativa de reunir participantes, oriundos das comunidades indígenas adjacentes do município de Cantá, Bonfim, Boa Vista e demais localidades do Estado.

“O evento iniciou pela necessidade da valorização do beiju como um alimento dos povos indígenas, que faz parte da cultura do indígena, que foi consumido por nossas famílias durante anos. O festival tem todo o apoio da comunidade que patrocina o evento com dinheiro e organizando as atividades” relata Gleucemir.

A programação completa ainda será divulgada na página oficial do evento no facebook: ‘Festival do Beiju’. Na página, também é possível entrar em contato com a organização para fazer uma pré-inscrição do evento.

Beiju

O beiju é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena feita com a fécula extraída da mandioca, usualmente granulada), que ao ser espalhada em uma chapa vira um tipo de panqueca ou crepe seco. É um quitute muito comum servido junto com a damorida.

Caxiri

O caxiri é uma bebida de teor alcóolico milenar dos povos indígenas, feito à base de mandioca. A produção é manual, mas rica em rituais durante o processo de produção. Antes, o caxiri se destinava apenas ao consumo dos indígenas, mas agora a bebida passou a ser comercializada nas feiras-livres da Capital.

O caxiri é oferecido como sinal de boas-vindas aos visitantes da comunidade. Os mais antigos contam que a bebida surgiu como um alimento para dar força para a pesca e caça. Na tradição indígena, apenas as mulheres podem fazer o caxiri. O teor alcoólico da bebida depende do tempo de fermentação.

Serviço

Festival do Beiju

Data: 6, 7 e 8 de dezembro

Local: Comunidade Tabalascada – Cantá

Informações: 991702332