Cotidiano

Festival celebra 110 anos de cultura japonesa no Brasil

 O evento ocorre hoje e amanhã em Boa Vista e é aberto ao público 

Está sendo realizado hoje, 14 e amanhã ‪15 de julho, o festival ‘Tanabata Matsuri’. A celebração é uma tradicional festa japonesa realizada anualmente desde 1603. O evento é gratuito e ocorre das 10 as 22h no Roraima Garden Shopping, localizado na avenida Ville Roy, 1544, Caçarí.  

Este ano segundo os organizadores a festa vai comemorar os 110 anos da chegada dos imigrantes japoneses no Brasil e Boa Vista é uma das capitais que recebe a edição do evento.

O Festival japonês celebra o encontro das estrelas Vega (Princesa Orihime) e Altair (Pastor Kengyu), que de acordo com a antiga lenda, realizarão todos os desejos feitos através dos Tanzaku, pequenos papéis coloridos amarrados em ramos de bambu onde cada cor tem um significado relacionado ao desejo. Amarelo para dinheiro, azul para proteção divina, vermelho para amor e branco significa paz.

O evento é organizado pela Associação Nipobrasileira de Roraima, que este ano celebra 10 anos de criação. Além de tradição e cultura, o ato de colorir os bambus com os pedidos acaba sendo um espetáculo para os olhos, e a organização do evento distribuirá gratuitamente os papéis coloridos para serem amarrados nos bambus colocados no corredor do shopping.

Com uma programação rica em apresentações teatrais, aulas de japonês, oficinas de Origami e Mangá, artesanato e comidas típicas orientais, em Roraima, o Festival de Tanabata é celebrado desde 2010, pelos alunos do curso de idioma japonês da ANIR. “Esse festival sempre esteve presente na cultura dos imigrantes japoneses que vieram para Roraima. E a ANIR, sabendo da importância deste festival, neste ano está disseminando para a comunidade roraimense”, conta a organizadora do evento e membro da Anir, Elizabeth Fukuda.

Sobre a ANIR

Atualmente, a organização encontra-se na Rua da Mangueira, 477, bairro Caçari. que foi inaugurada em outubro de 2017, em um terreno de 3.000 m2 doado pela Prefeitura de Boa Vista. No local, são ofertadas à comunidade projetos como ensino do idioma japonês, desenho de mangá, aulas de artes marciais e taiko.

Imigração Japonesa no Brasil

No dia 18 de junho de 1908, chegou ao Brasil, no Porto de Santos, o navio Kasato Maru trazendo as primeiras 165 famílias japonesas que vislumbraram o sonho de uma vida melhor, No dia 18/06/2018 completam-se 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis (descendentes de japoneses que nasceram fora do Japão), sendo considerada a maior comunidade nipônica fora do Japão.