Cultura

Festival fortalece tradição da arte-capoeira em Roraima

O evento começa hoje (16) na Igreja Matriz, em frente à Orla, às 19h30

Berimbau, pandeiro e atabaque; ginga e força: tudo isso lembra a capoeira. A manifestação cultural tipicamente brasileira resiste também em Roraima. Centenas de capoeiristas se reúnem durante a programação da terceira edição do Festival Cruviana Camará que oferece, além da roda de capoeira, debates e oficinas sobre a arte.

O evento começa hoje (16) na Igreja Matriz, em frente à Orla, às 19h30 e segue com uma extensa programação até o dia 21 faz parte de um conjunto de ações permanentes da entidade para a valorização da musicalidade e da cultura brasileira e para a inclusão social de crianças, jovens e adultos por meio da arte-capoeira.

A ação é realizada pelo Centro de Capoeira da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em parceria com a Casa da Capoeira do Parque Anauá. O evento faz parte de uma série de atividades permanentes das entidades para a valorização da musicalidade e da cultura brasileira e para a inclusão social de crianças, jovens e adultos.

De acordo com Márcio Akira, coordenador do festival, a proposta do evento é promover a capoeira e o turismo cultural em Roraima. Este ano, serão realizadas atividades em Boa Vista, na Serra do Tepequém e uma excursão ao Monte Roraima.

“A ideia é oferecer atividades não apenas para o capoeirista, mas também para toda a família. As oficinas ocorrem durante duas horas, mas a capoeira dura por uma vida inteira. As excursões ocorrem com uma proposta para a contemplação da natureza, quando conseguimos desligar o celular e ter um dia para debater a capoeira” disse.

Proposta é promover a capoeira e o turismo cultural em Roraima  (Foto: Arquivo/Márcio Akira)

Um dos convidados do evento, é lenda da Capoeira, Grão Mestre Dunga e Mestre Samara, além dos capoeiristas, mestres e lideranças roraimenses. O ingresso para as oficinas e a camiseta do evento custa R$50. Quem quiser apenas contribuir com o grupo de capoeira, pode adquirir a camiseta do Cruviana por R$ 35 a unidade.  

O transporte para as atividades no Tepequém e a excursão ao Monte Roraima tem vagas limitadas. Informações sobre a programação e o projeto de capoeira Cruviana Camará podem ser obtidas por meio do telefone 98121-2719 ou 98125-2144.

Confira a programação do evento:        

Dia 16/11

19h30 – Em frente a Igreja Matriz na Orla de Boa Vista 

Abertura com a Roda da Igreja Matriz  

Dia 17/11

8h00 – Em frente a Casa da Capoeira no Parque Anauá

Saída para a Serra do Tepequem

16h – Pousada Platô Tepequem              

Oficina com Grão Mestre Dunga e Mestre Samara         

20h30 – Pousada Platô Tepequem         

Show e confraternização com mestres e lideranças da capoeira de Roraima

Dia 18/11

8h – Pousada Platô Tepequem 

Café da Manhã com os Mestres              

15h – Pousada Platô Tepequem              

Retorno a Boa Vista

Dia 20/11           

18h30 – Casa da Capoeira Parque Anauá              

Aniversário da Casa da Capoeira

Dia 21/11

Saída para o Monte Roraima

Publicidade