Esporte

Fim de semana marca início do Campeonato Roraimense 

Nesta primeira rodada quem se deu melhor foi o Atlético Roraima e Baré, que venceram seus respectivos jogos e já somam três pontos cada. 

A bola rolou, o pontapé foi dado. Deu-se início neste sábado, 16, ao Campeonato Roraimense 2019 e com bastante emoção. Dois jogos animaram o público durante a tarde/noite no Estádio Ribeirão. Neste ano o Estadual contará  com seis equipes que além do título do Roraimão, também brigam por vagas em competições nacionais. Os confrontos ocorrerão nos sábados e nas terças-feiras subsequentes. 

O Estádio Ribeirão recebeu um bom número de torcedores que de perto acompanharam os primeiros gols desta edição de Campeonato Roraimense.

A estreia do Estadual foi feita entre Rio Negro e Atlético Roraima que se enfrentaram em busca dos primeiros três pontos e quem se deu melhor foi o tricolor da Mecejana. Apesar de ter saído atrás do placar, o Roraima conseguiu a virada por 2 a 1 e fez a alegria de seu torcedor. Os gols foram marcados por André para o Galo enquanto Acerola e Romário balançaram as redes para o Atlético Roraima. 

Na sequência teve a disputa entre Náutico e Baré. Apesar de equilibrado, o jogo contou com vários ingredientes dentro de campo. O índio da consolata venceu por 1 a 0, em partida que teve dois jogadores do Náutico que foram expulsos: Maricá tomou dois amarelos e consequentemente o vermelho e desfalcará o time alvirrubro na próxima rodada, assim como Carioca que tomou o vermelho direto está fora da próxima partida. 

A rodada se completa nesta terça-feira, 19. Os confrontos ficam por conta de GAS (Grêmio Atlético Sampaio) e São Raimundo que estreiam na competição a partir das 18h30. Logo depois é a vez da partida entre Baré e Rio Negro que voltam a campo para seus segundos jogos em duelo marcado para as 20h45. 

FORMA DE DISPUTA

A competição será feita em dois turnos. O primeiro será disputado entre as seis equipes que jogarão entre si, sendo que os dois mais bem pontuados fazem a final em jogo único valendo o troféu da primeira parte do Estadual. A vantagem na decisão será do maior pontuador na fase classificatória, que entrará em campo com a vantagem do empate.   

No segundo turno, a pontuação é zerada. O returno será feito com as seis equipes divididas em duas chaves. O campeão do primeiro turno será o cabeça de chave do Grupo A e o vice encabeça o Grupo B.

Os dois melhores de cada grupo se enfrentam na semifinal: (1ºA x 2ºB) E (1B x 2ºA). Os vencedores decidem o returno do Estadual.

O título de campeão do Campeonato Roraimense será feita entre o campeão do primeiro e segundo turno. Caso o mesmo clube conquiste o título dos referidos turnos é automaticamente declarado campeão estadual 2019.  

VAGAS EM COMPETIÇÕES NACIONAIS

A decisão das vagas em competições nacionais da CBF (Confederação brasileira de Futebol) destinada à Roraima, foi decidido entre a FRF (Federação Roraimense de Futebol) e os clubes participantes ficou assim:

O campeão Roraimense disputará o Campeonato Brasileiro Série D e Copa do Brasil em 2020, enquanto o vice terá direito a segunda vaga do Estado na Série D do Brasileirão e na Copa Verde.

Caso seja aprovado pela CBF, a segunda vaga para Roraima da Copa do Brasil e da Copa Verde de 2019, pertencerá neste específico caso ao campeão estadual roraimense 2019.