Cotidiano

Fiscalização da PRF será intensificada durante festejo

As ações contarão com apoio da Polícia Militar (PM); A iniciativa visa garantir a segurança dos condutores de veículos que vão prestigiar o evento

Em razão dos festejos que serão realizados neste fim de semana em Amajari, município da região Norte do Estado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou que vai reforça a fiscalização em trechos da BR-174. A iniciativa visa garantir a segurança dos condutores de veículos que vão prestigiar o evento.

“Neste ano, agentes realizarão blitz tanto na saída de Boa Vista quanto no local do evento, onde as ações serão realizadas em conjunto com a Polícia Militar de Roraima (PMRR)”, destacou o órgão, em nota.

A PRF adiantou ainda que as equipes ficarão atendas aos mais diversos tipos infrações, com destaque para os casos de alcoolemia ao volante, ausência de equipamentos obrigatórios veiculares, transporte de passageiros em excesso, irregularidades no licenciamento anual, ultrapassagens irregulares e excesso de velocidade.

“Caso o veículo tenha irregularidade que o impeça de circular em vias públicas, este poderá ser guinchado e recolhido ao pátio para regularização”, lembrou.

Em 2017, o órgão contabilizou três mortes envolvendo pessoas que retornavam da festa e um número elevado de autuações relacionadas à ingestão de bebida alcoólica e ultrapassagens perigosas.

Vale lembrar que dirigir sob efeito de álcool é considerada infração gravíssima, tendo como penalidade o pagamento de multa no valor de R$2.934,70 (multa gravíssima x 10), além de suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Caso o teor de álcool esteja acima de 0.34 mg/L de ar alveolar, o motorista cometerá o crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e será encaminhado à delegacia de polícia civil para responder pelo ato judicialmente.

Já as infrações por ultrapassagens proibidas também podem chegar ao mesmo valor, somando a suspensão do direito de dirigir. Multas por excesso de velocidade se agravam à medida que a velocidade aumenta em relação à máxima permitida, podendo chegar até a suspensão imediata da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

*INFORMAÇÕES: Polícia Rodoviária Federal (PRF).