Cotidiano

Fiscalização flagra empresa de algodão desobedecendo leis

Auditores do trabalho e Polícia Federal flagram empresário desobedecendo interdição

Auditores-Fiscais do Trabalho e Policiais Federais flagraram empresa de beneficiamento de algodão em pleno funcionamento depois de ser interditada pelo Ministério do Trabalho na noite de ontem (27).

Segundo o chefe da fiscalização do Ministério do Trabalho, Virgílio Pires, os fiscais do trabalho haviam interditado o estabelecimento após fiscalização para investigação de acidente ocorrido com um dos empregados.

“O maquinário da empresa estava totalmente desprotegido, gerando risco de novos acidentes aos trabalhadores” contou.

Conforme o auditor, todos os empregados da empresa estavam sem carteira de trabalho assinada e sem as devidas garantias trabalhistas.

“Diante da situação de risco à integridade física dos trabalhadores, os Auditores-Fiscais do Trabalho determinaram a interdição do estabelecimento no dia 13 de julho.

Os fiscais verificaram que mesmo depois da determinação de interdição do estabelecimento, a empresa continuou a funcionar durante a madrugada, na tentativa de burlar a fiscalização.

Uma equipe da Polícia Federal em conjunto com os auditores se dirigiu à empresa na noite de ontem e confirmou a situação.

Os empregados foram encontrados no galpão da empresa, prontos para iniciar as atividades, descumprindo a interdição do Ministério do Trabalho.

O empresário irá responder administrativamente e penalmente por desobediência à determinação de agente público federal e por exposição dos trabalhadores a risco de acidentes.

“Também será aberta uma investigação em relação à cadeia produtiva com a intenção de chamar à responsabilidade as empresas que se beneficiam da produção do algodão em condição de precariedade dos trabalhadores” explicou.