Polícia

Foragida e comparsas são presos

Maysa Silva de Azevedo, José Erismar Gomes da Silva e Diego Piaba Araújo foram presos com drogas, arma e dinheiro

Uma ação integrada pelas Polícias de Roraima, por meio de um levantamento das equipes de inteligência, resultou na recaptura da foragida Maysa Silva de Azevedo, 22 anos, e na prisão de dois comparsas, sendo um deles o namorado. A prisão aconteceu na segunda-feira, dia 15, em dois pontos distintos da cidade, sendo uma residência no bairro São Bento e outra no bairro Sílvio Botelho, na zona oeste de Boa Vista.

Maysa é condenada pela prática de crimes previstos nos artigos 33 e 40 da Lei 11.343/06 (antidrogas). Ela gozava do benéfico do regime semiaberto quando deixou de comparecer aos pernoites na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista (CPFBV). Desde 28 de maio deste ano, ela deixou de cumprir a determinação da Justiça, de dormir na Unidade Prisional, razão pela qual foi considerada foragida.

As equipes descobriram que Maysa poderia ser encontrada no Centro de Reabilitação, no bairro Nova Canaã, também zona oeste, onde faria uma sessão de fisioterapia. A partir daí, passaram a fazer o monitoramento. Durante o levantamento das informações, também descobriram que o namorado da foragida, identificado como José Erismar Gomes da Silva, de 19 anos, conhecido vulgarmente como “Sombra”, estaria junto com ela.

Segundo a Polícia, “Sombra” estava atuando no tráfico. O casal suspeito estava usando um veículo modelo Volkswagen/Saveiro, cor branca, e foi acompanhado até o bairro São Bento, onde fez uma entrega, possivelmente de drogas, e retornou para a residência onde estava refugiado, localizada no bairro Sílvio Botelho. As equipes, de forma simultânea, realizaram a abordagem ao local onde o pacote foi entregue, uma casa do bairro São Bento, onde estava Diego Piaba Araújo, 18 anos.

Com Diego, foram encontradas uma espingarda calibre 28, sem registro, a quantia de R$ 150,00 e uma porção de skunk. Durante a tentativa de abordagem no bairro Sílvio Botelho, onde o casal se refugiava, José tentou fugir, pulando os muros das casas próximas e passando por vários quintais, sendo acompanhado e preso um quarteirão à frente.

A polícia acredita que o indivíduo se desfez de drogas e do seu aparelho celular, usado para negociar o entorpecente. Ele estava em posse dos produtos e do telefone no momento em que viu os policiais e deu início à fuga. Buscas foram realizadas por onde o suspeito passou, no entanto, as equipes não conseguiram localizar o entorpecente nem o celular.

Por outro lado, Maysa obedeceu às ordens da equipe policial, não tentou fugir e foi recapturada. Dentro do imóvel, as buscas também foram realizadas e, no local, localizada a quantia de R$ 2.400,00. José Erismar não soube informar a procedência do dinheiro. Os três foram apresentados na Central de Flagrantes do 5º DP, para as providências. Após o exame de corpo de delito ser feito, Maysa foi encaminhada para a Cadeia Feminina para dar continuidade ao cumprimento da pena.

Os dois jovens foram autuados em flagrante por promover ou constituir organização criminosa com atuação de arma de fogo, com base no art. 2º da lei de combate às organizações criminosas (lei 12.850/2013). Eles permaneceram detidos numa das celas do 5º DP até a manhã de ontem, dia 16, quando foram conduzidos à audiência de custódia com a Justiça.

Participaram da ação conjunta, as equipes do Departamento de Informação e Inteligência da Polícia Militar (DII/PM), Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania (Dicap/Sejuc), Departamento de Narcóticos e Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Civil (Denarc/DRE/PC) e Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

DENÚNCIA – Quem tiver informações que possam ajudar a Polícia a localizar foragidos, deve denunciar por meio dos telefones 190, 197, 0800-278-0130 ou 99139-9529 (WhatsApp). A identidade do denunciante será mantida em total sigilo. (J.B)