Cotidiano

Força Nacional em Roraima deve ser prorrogado

Governador fez pedido pela continuidade da Força Nacional no Estado

A Cúpula da Segurança Pública de Roraima está em ajustes com o Governo Federal, no sentido de prorrogar o prazo de 90 dias a permanência da Força Nacional no Estado.

Com a presença do reforço policial e a intervenção no Sistema Prisional, a meta de Roraima é consolidar as ações preventivas e repressivas para um combate mais qualificado à criminalidade.

Em 24 de agosto de 2018, a pedido do Governo de Roraima e, definida em reunião interministerial, o Ministério da Segurança Pública emitiu a Portaria 128/2018, autorizando o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Estado por 180 dias. Ação previa as atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em apoio aos órgãos de segurança pública estaduais.

A Portaria garantiu que a operação teria o apoio logístico do Governo do Estado de Roraima e que o contingente a ser disponibilizado obedeceria ao planejamento definido pelo Ministério da Segurança Pública. Foram encaminhados 120 agentes da Força Nacional e, o prazo da portaria se encerra neste mês de fevereiro, podendo ser prorrogado.

A orientação do Governo Federal à época é de que efetivo seria dividido entre as operações de apoio ao controle do fluxo migratório, em Pacaraima, e as de reforço no patrulhamento da cidade de Boa Vista.

O secretário de Segurança, Márcio Amorim, reuniu-se na noite de sábado, 9, com o diretor da Força Nacional, coronel PM Antonio Aginaldo de Oliveira, para tratar da prorrogação do prazo de permanência dos agentes em Roraima.

Participaram também do encontro, o chefe do Estado-Maior da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, coronel Duarte Junior, representando o Comandante General Márcio Bessa, o comandante Geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Elias Santana, o tenente coronel PM Sandro da Costa Gomes e o major PM Paulo Cezar. Também participou da reunião, o comandante da Operação Boa Vista-RR/Ostensiva, capitão Sousa Neto.

Para o secretário Márcio Amorim, há um entendimento entre todo o Sistema de Segurança Pública do Estado e o governador Antonio Denarium da importância da prorrogação do prazo de permanência da Força Nacional em Roraima. O diretor da Força Nacional, coronel Aginaldo de Oliveira, segundo o secretário de Segurança, já sinalizou uma prorrogação de prazo da permanência dos agentes de pelo menos 90 dias.

“Roraima vem enfrentando uma grave crise econômica, que tem refletido na segurança pública. Entretanto, a partir de dezembro de 2018, com a intervenção no Sistema Prisional e o reforço da Força Nacional, constatamos que em janeiro houve uma redução da criminalidade. Entendemos com isso que houve uma concentração de esforços que contribuiu para essa redução, como por exemplo, o fortalecimento do trabalho das Polícias Estaduais, tanto a Civil, quanto a Militar, com o apoio das forças federais, sincronizando assim um melhor resultado para Roraima”, disse Márcio Amorim.

Ele informou que o governador Antonio Denarium, já solicitou a prorrogação do prazo de permanência dos agentes federais no Estado.

“O governador Antonio Denarium encaminhou a solicitação ao Ministério da Justiça, pedindo a prorrogação do prazo de permanência da Força Nacional por mais 180 dias. Entendemos que há essa necessidade, vez que ainda enfrentamos questões sociais que requerem uma resposta mais eficiente por parte das forças de Segurança Pública”, afirmou.