Política

Força Nacional reforçará policiamento em Boa Vista

Além dos 60 integrantes da Força Nacional que desembarcaram nessa segunda-feira, 20, a Pacaraima (RR), para apoiar o trabalho da Polícia Federal na faixa de fronteira com a Venezuela, mais 60 profissionais foram enviados nesta terça-feira, 21, a Boa Vista

O Ministério da Segurança Pública (MSP) recebeu, na manhã desta terça-feira, 21, pedido do governo de Roraima específico para que a Força Nacional apoie a Polícia Militar do estado em ações de prevenção e repressão em Boa Vista (RR).

O planejamento integrado para a operação na capital já começou e o patrulhamento deve ser iniciado nos próximos dias.

Segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Flávio Basílio, que está em Boa Vista, a solicitação foi respondida de imediato pelo ministro Raul Jungmann, diretamente de Bogotá, na Colômbia, onde cumpre agenda oficial. “Assim que recebemos o ofício, a operação foi autorizada e será oficializada por meio de portaria no Diário Oficial da União”, explicou.

Basílio integra a equipe com representantes de 11 ministérios que visita hoje a cidade de Pacaraima para avaliar a situação e levantar informações para adoção de novas medidas para ajudar os imigrantes venezuelanos. Eles se encontraram com representantes das agências da ONU que tratam de refugiados e com agentes sociais que prestam assistência aos estrangeiros.

Reforço de efetivo

Além dos 60 integrantes da Força Nacional que desembarcaram nessa segunda-feira, 20, a Pacaraima (RR), para apoiar o trabalho da Polícia Federal na faixa de fronteira com a Venezuela, mais 60 profissionais foram enviados nesta terça-feira, 21, a Boa Vista. Eles saíram de Brasília (DF), com 16 viaturas e um ônibus.

Ao total, serão 151 homens e mulheres no estado, pois 31 já atuavam na fronteira desde fevereiro deste ano, em apoio à PF. Esse quantitativo será dividido, de acordo com o planejamento em curso, entre as duas operações, de apoio ao controle do fluxo migratório, em Pacaraima, e de reforço no patrulhamento da cidade de Boa Vista.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social Ministério da Segurança Pública