Polícia

Força Tática prende indivíduos com quelônios em Caracaraí

Envolvidos nos crimes autorizaram a entrada da PM nos imóveis e foram flagrados mantendo as tartarugas em cativeiro

Na manhã de ontem, dia 22, policiais que integram a Força Tática do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, receberam uma denúncia anônima sobre tartarugas que estavam sendo mantidas em cativeiro em duas residências que ficam na sede do município de Caracaraí. Durante a abordagem, os policiais conseguiram confirmar a veracidade dos fatos.

Conforme a guarnição, os envolvidos nos crimes autorizaram a entrada da equipe nos imóveis e foram flagrados mantendo os animais em cativeiro. No total havia 48 quelônios e equipamentos usados para capturá-los, como redes de pesca do tipo capa-saco. Os animais foram retirados do Rio Branco, que é o habitat natural.

Os envolvidos na captura ilegal foram apresentados à autoridade policial, na Delegacia de Caracaraí, para que as providências previstas em lei fossem adotadas. Quem tiver informações que possam levar a Polícia até os locais onde tartarugas são vendidas como mercadoria, deve entrar em contato pelo número 190 da Polícia Militar.

LEGISLAÇÃO – De acordo com o art. 29 da lei de combate aos crimes ambientais, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a legislação”, está sujeito à pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

Também podem sofrer a mesma pena “quem impede a procriação da fauna, quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural e quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre”. (J.B)