Cultura

Fotógrafa retrata a diversidade dos povos negros na Amazônia

Abertura da exposição ocorre a partir dessa quinta-feira (04)

Dando continuidade ao projeto de circulação artística Amazônia das Artes, a partir do dia 4 de outubro, às 16h, a Galeria de Artes Franco Melchiorri, (Sesc Mecejana), recebe a exposição fotográfica: ‘(RE)Conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências Negras na Floresta’, da fotógrafa Marcela Bonfim. A mostra traz obras que ilustram as diversas identidades presentes entre os povos negros da região e a importância social das religiões de matriz africana.

As obras, produzidas a partir de 2013, durante as visitas de Marcela a comunidades quilombolas, tradicionais, indígenas e urbanas, trazem de maneira sensível e original as mais diversas expressões dos grupos que residem na região norte do país. Todos carregam em seus traços as heranças socioculturais de uma parcela importante da população brasileira que ainda não é reconhecida historicamente.

Após a abertura da exposição, a fotógrafa Marcela Bonfim abrirá espaço para uma roda de conversa, que discutirá a temática abordada em suas obras. Segundo Marcela, a proposta é utilizar a fotografia como instrumento de resgate da memória dessas populações e mostrar sua importância e legado para a construção da sociedade brasileira.

“Mais que fotografia, o aspecto fundamental da proposta é a crítica ao percurso da história oficial sobre a negritude brasileira. Apesar do importante papel que os negros desempenharam e ainda desempenham para o desenvolvimento econômico, cultural e social do país, há mais de 500 anos, ainda padecem com as ambiguidades e injustiças causadas inicialmente pela seletividade das informações contidas nos livros de história e demais registros de memória, o que é um projeto de degradação e inferiorização destas populações, dos seus costumes e cultura”, aponta.

AMAZÔNIA DAS ARTES – Amazônia das Artes é o maior circuito de circulação artística da região  da Amazônia legal, que promove neste ano, um total de 160 apresentações, espetáculos e exposições nos estados de Roraima, Amapá, Rondônia, Amazonas, Piauí, Pará, Maranhão, Tocantins, Acre e Mato Grosso.

SERVIÇO

Exposição: ‘(RE)Conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências Negras na Floresta’

Abertura:  04 de outubro – às 16h

Encerramento: 09 de novembro

Horário de visitação: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: Galeria de Artes Franco Melchiorri (Sesc Mecejana)

Investimento: Gratuito