Cotidiano

Funasa realiza leilão de bens

Depois da venda de veículos, Funasa fará licitação para alugar novos carros

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) irá realizar um leilão de bens no dia 19 de setembro, a partir das 9h30 na própria sede, na avenida Capitão Ene Garcez. Serão leiloados nove veículos, dentre eles, sete pick-ups, uma van Box e uma Ducato, 25 centrais de ar condicionado, além de aparelhos de DVDs e outras carcaças, totalizando mais quatro lotes disponíveis para venda. O público geral poderá participar do leilão.

“Todos os bens que serão leiloados são classificados como antieconômicos, ou seja, estão em funcionamento, mas o que já se gastou de manutenção com eles é maior que 50% do valor venal. Então isso é um critério de uma normativa federal, que quando atinge esse ponto, a partir daí não compensa mais fazer investimentos nele”, explicou o superintendente da Funasa, Douglas Maia.

O superintendente disse ainda que os veículos estão em torno de sete a oito anos de uso e não suportam mais a demanda da Fundação. Uma medida que está sendo planejada pela administração é a contratação de serviços terceirizados para diminuir os gastos com manutenção. 

Em relação aos recursos arrecadados no leilão, Maia relatou que serão transferidos para a conta da União e não ficarão na Funasa em Roraima. “O que vai sair daqui são as despesas de manutenção dessa frota”, completou. O superintendente prosseguiu dizendo que no dia 25 será feita uma licitação para o aluguel de cinco carros e, depois que esse processo tiver concluído, outros quatro carros também serão leiloados.

“O objetivo do leilão é fazer com que a instituição consiga arrecadar recursos de bens que ainda podem ser vendidos, justamente porque não viraram sucata. Eles estão num momento que ainda têm valor venal, então a gente tem a expectativa de arrecadação”, encerrou. (A.P.L)