Cotidiano

Funcionários de empresa terceirizada irão paralisar

Um funcionário que pediu anonimato, por medo de represália, informou à equipe de reportagem que há nove meses está sem receber salários

Os vigilantes da Lidan Comércio, Representação e Serviços Ltda., empresa terceirizada que presta serviço para o Governo do Estado, irão paralisar por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (22). O protesto é motivado pelo atraso do pagamento dos salários.

Inicialmente, a paralisação seria somente dos vigilantes que trabalham nas escolas públicas, mas, funcionários da Lidan que atuam nas unidades de saúde do Estado também disseram que irão aderir ao movimento.

Um funcionário que pediu anonimato, por medo de represália, informou à equipe de reportagem que há nove meses está sem receber salários. “Tem três anos que estou na Lidan e nunca faltei um dia de plantão, que cumpro das 7h às 19h”, ressaltou.

Ele disse que antes trabalhava na Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social) e, neste órgão, não recebeu os meses de abril, maio, junho, julho, setembro, outubro e novembro, além de férias e 13º salário de 2018.

“Agora trabalho em uma unidade de saúde do Estado e não recebi os meses de janeiro e fevereiro deste ano. São, no total, nove meses de salários atrasados”, afirmou o funcionário, comentando que recebe algo em torno de R$ 1.600,00 por mês.

“A nossa situação está muito complicada. Isso é revoltante, pois são muitos pais de famílias passando necessidades. Em minha casa, por exemplo, a botija de gás acabou, tenho várias contas de energia e de água atrasadas. Eu estou me virando como posso. Mesmo com o pagamento dos salários atrasados estou aqui trabalhando”, ressaltou o vigilante.

Mas como todo brasileiro, o funcionário afirmou que tem esperança de receber os salários atrasados. “Um dia deve ser pago. A Lidan promete todo dia que vai pagar e estamos esperando essa promessa ser cumprida, inclusive a empresa disse que o atraso é em razão do Governo não ter repassado dinheiro, mas que o mês de janeiro será pago amanhã [sexta-feira, 22]”, frisou.

LIDAN – A equipe de reportagem esteve no escritório da Lidan, localizada no bairro Buritis. Por lá, tentou entrevistar uma representante da empresa. Ela disse que desconhecia o indicativo da paralisação e afirmou que o pagamento do salário do mês de janeiro será efetuado nesta sexta-feira (22). 

GOVERNO DO ESTADO – Em nota, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) informou que a empresa Lidan recebeu os débitos que tinham com a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) em janeiro deste ano no valor total de R$ 262.297,19. Disse ainda que o pagamento do mês de fevereiro será realizado após a tramitação da documentação necessária para que o repasse seja feito. No momento encontra-se sob análise dos órgãos controladores. 

Já a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que o pagamento da empresa Lidan, referente ao mês de janeiro de 2019, foi realizado nesta quinta-feira (21). Esclareceu ainda que, a partir daí o pagamento dos funcionários é de total responsabilidade da empresa terceirizada. 

Ressaltou também que o pagamento do mês de fevereiro será realizado após a tramitação da documentação necessária para que o repasse seja feito. A Sesau trabalha para que  esse pagamento seja realizado o mais breve possível, respeitando os trâmites legais.