Política

Futuro secretário diz que integração é chave para segurança

A Secretaria de Segurança Pública será o órgão responsável por trazer de lá a nova política de segurança pública a ser adotada no estado e também a captação de recursos

A integração das polícias e ações de combate à criminalidade no estado foram o tema da entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 11, na Rádio Folha FM 100.3, do delegado Márcio Amorim, indicado semana passada ao cargo de Secretário de Segurança Pública pelo governador eleito Antonio Denarium.

Conforme o futuro secretário, a primeira ação a ser realizada em sua gestão será o levantamento do atual quadro da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, de onde se buscará a integração de todos esses órgãos. Acrescentou que a Secretaria de Segurança Pública será o órgão responsável por fazer gestão perante o governo federal, para trazer de lá a nova política de segurança pública a ser adotada no estado e também a captação de recursos, uma vez que a Secretaria Nacional de Segurança Pública se relaciona diretamente com a Secretaria de Segurança Pública do estado.

Amorim disse que os desafios são enormes, porém, toda equipe está com muita vontade de melhorar o sistema de segurança do estado como um todo, na gestão que se iniciará em janeiro.

O delegado destacou que o nível de ocorrências registradas no estado, que era tão ordeiro e pacato, já não é o mesmo de antigamente. “Nós temos a presença aqui do crime organizado e deveremos fazer a união de forças das polícias dos órgãos federais e inclusive municipais de segurança pública, visando o bem comum, que é um serviço de excelência à população”, enfatizou.

Amorim declarou que as ações serão imediatas, mesmo com as limitações orçamentárias existentes. “Vamos adquirir de imediato, por meio de emendas de parlamentares federais, 120 viaturas, 600 fuzis, 1.500 pistolas, 1.500 coletes e munição para operar”, informou.

Disse ainda que a Polícia Civil precisa de uma reestruturação, que a parte de estrutura física é muito precária, de investimento, de tecnologia de informação também, e por isso, a nova gestão vai buscar capacitar pessoal, investir em inteligência policial e realmente seguir as diretrizes do governo federal.

“Em Roraima teremos uma grande oportunidade que é o alinhamento do presidente eleito e o nosso governador Denarium, que inclusive são do mesmo partido, o PSL. A bandeira de combate ao crime já foi levantada em Brasília, será um dos nortes a nos guiar aqui em Roraima. Vamos deixar de lado essa página que não deu muito certo e viver uma nova realidade para segurança pública em Roraima”, relatou Amorim.

Polícia na Rua será prioridade na segurança

Sobre o programa Polícia na Rua, anunciado pelo novo governo, Amorim disse que deve começar forte com aquisição das novas viaturas e treinamento de pessoal, o que possibilitará um pronto combate ao crime.

“Nós temos aqui profissionais qualificados para fazer esse combate de rua; o que eles precisam é de condições de trabalho. Temos que dar garantia a quem coloca a sua vida em risco para servir à sociedade, como foi o caso do sargento Josué Filho, assassinado nessa sexta-feira, durante um assalto a banco na cidade. Caso realmente lamentável”, disse.

‘Honestidade, transparência e respeito a lei’ é o lema do governador Denarium, segundo Amorim, e seguindo essas diretrizes irá conduzir a pasta da Segurança Pública no estado. “Buscaremos fazer o melhor trabalho para atender as necessidades da população roraimense que carece de segurança e paz para viver bem”, concluiu Amorim.