Cotidiano

Gestores municipais podem contar com Centro de Apoio

A assistência é oferecida pela Assembleia Legislativa, visando melhorar as gestões municipais e iniciativas de entidades sem fins lucrativos.

Prestar assessoramento técnico para prefeituras e câmaras municipais, por meio de realização ações de capacitação e elaboração de projetos. Esta tem sido a principal característica do CAM (Centro de Apoio aos Municípios), um projeto criado pela Alerr (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima).


Em entrevista ao Jornal 1020 Notícias, da Rádio Folha AM, o técnico da Alerr, Leonel Ferreira, explicou um pouco sobre o funcionamento das ações do projeto e como elas têm auxiliado nos municípios, que buscam cada vez mais pela chamada “Gestão por Excelência”.


Conforme ele, a crescente demanda tem feito com que a Assembleia intensificasse as ações nas cidades do Interior e a definição das estratégias varia conforme as necessidades do gestor local.


“Esse assessoramento é feito por meio de uma série de ações como treinamento, palestras, cursos, seminários e isso vai depender da necessidade de cada município. O gestor oficia o CAM e dependendo do tipo da questão demandada, o centro entra em contato com ele, para fazer os acertos necessários”, explicou.


Grande parte dessas ações é viabilizada por meio suporte dado pela Escola do Legislativo, que é quem permite a execução dos treinamentos aos profissionais dos municípios. Uma cartilha também dá suporte aos interessados pelo serviço.


“Diante da procura dos municípios pelos serviços de assessoramento, o CAM acabou elaborando uma cartilha com todas as informações necessárias para solicitar esse serviço. Nessa cartilha, há um resumo sobre a importância dos poderes legislativo e executivo, da forma burocrática, e como se deve tramitar os processos dentro dessas instituições. Esse material foi levado até as câmaras e prefeituras dos municípios que nos procuraram e a solicitação é feita pessoalmente no nosso prédio aqui na Capital”, explicou.


Leonel Ferreira destacou ainda que as associações comunitárias também podem solicitar os serviços do projeto. “Recentemente, uma associação do município de Cantá nos procurou para que prestássemos uma assessoria. Nós elaboramos um projeto para ver com a Eletrobras a viabilidade de se disponibilizar um gerador de energia para os moradores da vicinal que é assistida por essa entidade, possibilitando a geração de emprego naquela região”, completou.


O Centro de Apoio aos Municípios atualmente funciona no Piso 2 do prédio que abriga os programas especiais da Alerr, localizado na rua Agnelo Bittencourt, Centro.

Publicidade