Saúde e Bem-estar

Ginecologista reforça importância da primeira consulta

Na primeira consulta, quando a maioria das meninas ainda não iniciou a vida sexual, o médico fala de questões relacionadas ao corpo feminino

Não há regra sobre o momento ideal, mas logo após a primeira menstruação é recomendado que a menina visite o ginecologista.  Entre os nove e os 12 anos, é comum as dúvidas sobre sexualidade se multiplicarem na mente das garotas, principalmente sobre a transformações sobre os seus corpos.

Para a ginecologista, Emilia Alexandrino, o tema deve ser conversado entre mãe e filha, que deve levar a pré-adolescente ao médico antes de qualquer sintoma.

“Desde o início do crescimento puberal, as mães já podem começar a levar as filhas as suas primeiras consultas ginecológicas. Além de começar a conversar com as filhas sobre como será a consulta médica, para que a pré-adolescente já tenha conhecimento sobre o assunto. Essa menina que está se transformando em mulher, é nesse momento em que ela começa a ter uma série de dúvidas, e com o médico ela terá um canal onde ela poderá ter confiança para fazer suas perguntas e obter informações corretas. Por que muitas vezes ela não tem coragem de perguntar para a mãe” explica.

Segundo a médica, a menina pode acompanhar a mãe em uma consulta para começar a entender o procedimento e a importância dele (Foto: Divulgação)

Visitar o ginecologista logo que surgem os primeiros sinais da puberdade é o ideal para que a menina entenda o próprio corpo e lide bem com a sexualidade no futuro. Segundo a médica, a filha pode acompanhar a mãe em uma consulta para começar a entender o procedimento e a importância dele, antes mesmo da idade indicada. “É mais comum, a primeira consulta só ocorrer depois de um primeiro problema ou sintoma, seja ele, uma menstruação precoce ou um aumento de pêlos. Depois que aparecem esses sintomas, é que a mãe leva a filha ao médico, o correto  é que seja antes disso” reforça.

Na primeira consulta, quando a maioria das meninas ainda não iniciou a vida sexual, o médico fala de questões relacionadas ao corpo feminino, além de tirar todas as dúvidas que ela tiver.  Outro assunto que deve ser abordado é a higiene. “A médica deve instruir sobre os cuidados com a higiene,  para que ela não adquira doenças ou inflamações, até sobre a sexualidade em si. É um horizonte de assuntos que poderão ser abordados com um médico que terá conhecimento para responder essas perguntas” explica.

O primeiro encontro pode ser apenas para começar a criar um vínculo entre o médico e a paciente (Foto: Divulgação)

Além da importância em instruir a menina sobre os cuidados, outro fator de extrema importância é o alerta sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis, tendo em vista que nos últimos anos tem aumentado o número de casos registrado (veja gráfico sobre a doença Sífilis). A menina pode também não se sentir confortável com a presença de alguém junto a médica ao ser consultada, por isso é indicado que os pais fiquem ausentes durante uma parte da consulta. O estreitamento na relação entre médico e paciente deve acontecer para haja maior conhecimento da menina.