Cotidiano

Governo anuncia reforma de escola do interior

Por conta das obras, aulas na escola José de Alencar iniciarão no dia 15, sem prejuízos aos alunos

Uma antiga reivindicação dos moradores de Rorainópolis, localizada na região Sul do Estado, vai ser enfim atendida pelo Governo do Estado. Essa semana, a governadora Suely Campos (PP) determinou urgência na reforma geral da escola José de Alencar, a única a oferecer Ensino Médio no município.

Na manhã de ontem, 02, o titular da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), Gregório Almeida, e a adjunta da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), Ana Ferst, estiveram reunidos com gestores, professores e pais de alunos da escola, para definir os últimos detalhes para o início das obras.

Conforme Gregório Almeida, a escola vai receber uma ampla reforma, que vai contemplar a troca de 50% da cobertura, todo o piso e o forro, esquadrias, portas e janelas, revitalização de toda a parte elétrica, hidráulica e sanitária, além da pintura.

“Além disso, será feito todo um projeto de acessibilidade, inclusive com a construção de banheiros para PNE [Portadores de Necessidades Especiais]. Isso vai deixar a escola em condições de receber os cerca de 950 alunos que vão cursar o ensino médio este ano”, explicou.

Ainda segundo o secretário, serão investidos R$ 742 mil com recursos próprios do Estado, e a obra deverá ser concluída até o meio deste ano. Após essa etapa, será feita uma ampliação da escola, com recursos do Ministério da Educação (MEC), com a construção de um ginásio coberto, vestiários e almoxarifado, adequando a escola às exigências para a implantação do Ensino Médio Integral.

 

INÍCIO DO ANO LETIVO

Durante a reunião com os professores e pais de alunos, a secretária adjunta de Educação, Ana Ferst, informou que o ano letivo de 2017 no município começará em 15 de fevereiro. Segundo ela, a escolha da data foi definida justamente para não causar prejuízo para os alunos.

“Como o início das obras está previsto para daqui a cerca de 45 dias, as aulas iniciam normalmente na escola. Quando as obras iniciarem, será feito o remanejamento dos alunos. Os que vão cursar o Ensino Médio Integral, serão realocados para a Uerr [Universidade Estadual de Roraima] e os demais irão para a escola Antônia Pedrosa. Nossa previsão é que no segundo semestre, as aulas já reiniciem na própria escola”, disse.

 

ENSINO MÉDIO INTEGRAL

A escola José de Alencar foi uma das oito instituições de ensino de Roraima que foram contempladas pelo MEC para receber, a partir deste ano, o Ensino Médio Integral. Ao todo 309 alunos iniciarão o 1º Ano de forma integral, com aulas pela manhã e tarde, com carga horária total de 1.420 horas/aula por ano.

 

SOBRE A ESCOLA

A escola José de Alencar foi inaugurada em outubro de 1984, no governo de Arídio Martins de Magalhães. Em 1992, no governo de Ottomar Pinto, recebeu um reforma e ampliação. Desde então, a escola passou apenas por manutenção e conservação.

Com informações do Governo do Estado.

Publicidade