Política

Governo exonera quase mil servidores comissionados

Os comissionados foram exonerados retroativo a 1º de novembro, mas governo afirma que pagará salário atrasado

O Governo de Roraima publicou na noite dessa segunda-feira, 12, a exoneração de quase mil funcionários comissionados pertencentes a 13 secretarias do governo. A pasta mais afetada é a Secretaria de Educação, onde mais de 500 pessoas foram demitidas.

O percentual de demitidos gira em torno de 19% do total de cargos comissionados que chega a 5 mil, segundo dados divulgados pelo governo durante o ano para a imprensa.

A lista completa de funcionários dispensados está no Diário Oficial do Estado do dia 1º de novembro que só foi publicado 12 dias depois.

Metade dos cortes ocorreu na Secretaria Estadual de Educação, ao todo, foram 534 cargos. Na Casa civil foram publicados 105 decretos de exoneração, 41 demissões na Secretaria do Índio, incluindo o secretário adjunto Marinaldo Justino Trajano, e na Ouvidoria Geral foram oito.

Na Secretaria de Comunicação Social ocorreram nove demissões, enquanto 39 pessoas foram demitidas na Casa Militar.

Houve exoneração também na Secretaria de Planejamento, onde 40 pessoas foram demitidas; Na Polícia Civil foram 12, na Secretaria de Infraestrutura houve 17 demissões, e na Secretaria de Articulação Municipal e Política Urbana, 25. Na Secretaria de Administração foram 77 demissões. Na Setrabes foram exoneradas 36 pessoas.

A medida é parte do pacote de corte dos gastos públicos anunciado pela governadora Suely Campos, mas que nunca tinha sido implementado.

Conforme cálculos feitos pela Folha, com base nos dados informados de forma extraoficial por fontes da Secretaria da Fazenda, a medida reduz a folha de pagamento do estado em mais de R$ 2 milhões.

Apesar de todas as exonerações, o Palácio Senador Hélio Campos afirmou que nenhum serviço público será afetado pelos cortes.

Sindicato diz que demitidos estão sem receber salários

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), os servidores efetivos e comissionados não receberem seus salários e ainda esperam o pagamento dos salários de outubro. Apenas servidores da educação e da saúde foram pagos.

Para deliberar sobre a greve, os sindicatos planejam uma assembleia que irá ocorrer na próxima quarta-feira, 14, em frente ao Palácio do Governo, onde servidores estão acampados.

Governo informa que demitidos vão receber salários atrasados

A reportagem entrou em contato com o governo para saber quantos servidores ainda devem ser exonerados até o final do mandato de Suely Campos, em 31 de dezembro. O governo não respondeu a demanda e apenas informou que todos os demitidos receberão o salário de outubro sem especificar a data do pagamento.

Em nota, a Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda) informou que vai iniciar o pagamento do mês de outubro, inclusive dos servidores que foram exonerados logo após encerrar o pagamento de setembro de todos os servidores. Ainda segundo o governo, os salários dos policiais militares, civis e dos bombeiros, referentes ao mês de setembro, foram pagos na sexta-feira, dia 9.

Segundo a Sefaz, os salários dos demais servidores estão sendo pagos conforme disponibilidade orçamentária. “É prioridade do governo pagar todos os funcionários e além dos pagamentos dos servidores efetivos, o repasse desta sexta-feira foi utilizado para cumprir as ordens judiciais do repasse do duodécimo dos Poderes e pagamento da dívida pública”, disse a nota.

Confira o quantitativo de demitidos por secretaria:

Secretaria Estadual

Quantidade de demitidos

Secretaria Estadual de Educação

534

Secretaria do índio

41

Casa civil

107

Casa Militar

39

Secretaria de Infraestrutura

17

Secretaria de Articulação Municipal

25

Secretaria de Administração

77

Secretaria de Planejamento

40

Comunicação Social

9

Ouvidoria Geral

8

Polícia Civil

12

Agência de Defesa Agropecuária

9

Setrabes

35

CPL

5

Codesaima

22