Cotidiano

Governo informa sobre envio de maquinários para minimizar prejuízos das chuvas no Interior

Ao todo, 40 máquinas deverão ser utilizadas em oito municípios para melhorar as condições das vias de acesso

Diante das diversas reclamações de dificuldades de tráfegos e acesso em vários cidades do Interior, o Governo do Estado emitiu informe sobre o envio de maquinário pra várias localidades onde deverão atuar melhorar a trafegabilidade e garantir condições de acesso de veículos para escoamento das produções agrícolas nesse período de chuvas. Trata-se do programa Caminhos da Produção para a recuperação de estradas e vicinais em oito municípios, com patrulhas mecanizadas operando diretamente nos pontos críticos.


O trabalho foi destinado à Rorainópolis e Caroebe, que estão com Patrulhas Mecanizadas completas atuando nas vicinais, e ainda esta semana inicia em São João da Baliza e São Luís do Anauá. A população desses dois municípios recebe o maquinário neste sábado, com anúncio do início das obras às 10 horas, em São João da Baliza, e às 11 horas em São Luís do Anauá.


A ação, segundo informações do Governo, deverá ter duração de seis meses, ocorrendo de forma simultânea em todas as localidades. Entre os serviços do programa estão abertura de trechos mais estreitos, limpeza das laterais para saída da água, patrolamento e cascalhamento dos trechos mais críticos. As ações deverão estar focadas também nas pontes dessas áreas, que também deverão ser recuperadas. 


Os próximos municípios a serem atendidos são Amajari, Mucajaí, Cantá e Alto Alegre. “Vale destacar que conforme a decisão de novembro de 2017, expedida pelo Tribunal de Justiça de Roraima, a responsabilidade pela manutenção de vicinais e pontes nelas contidas, é dos municípios onde estão localizadas. O Estado intervém apenas quando existe uma demanda do município ou em caso de situação de emergência”, explicou a presidente da Codesaima, Jucilene Araújo Vieira, que coordena a ação juntamente com a Secretaria de Infraestrutura. 


Vicinais de Rorainópolis são atendidas, com recuperação de 30 pontos críticos


Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura, em Rorainópolis, onde a patrulha já está atuando há uma semana, quatro vicinais já foram atendidas, eliminando 30 pontos críticos que formavam atoleiros. Foram recuperadas as vicinais 10, 11, 12 e 13.


Em Caroebe as maquinas também estão atuando nas vicinais, principalmente naquelas responsáveis pelo escoamento de produção de banana da localidade. “Este é um trabalho pontual realizado nas vicinais mais danificadas, com trabalho de recuperação. As máquinas vão ficar até o verão chegar e depois do inverno será realizado um trabalho mais consistente para melhorar a vida dos produtores rurais”, disse a governadora Suely Campos.