Cultura

Grupo Central do AA em Roraima completará 42 anos de criação

A programação será voltada para a discussão dos avanços no combate ao vício e compartilhamento de experiências entre os membros dos cinco grupos existentes no Estado

O primeiro núcleo do Alcoólicos Anônimos (AA) em Roraima, situado na avenida Sílvio Botelho, Centro, completará 42 anos de criação neste sábado, dia 17. Para celebrar a data, a coordenação do grupo fará uma programação voltada para a discussão dos avanços no combate ao vício e com o compartilhamento de experiências podem ajudar as pessoas durante o período de tratamento.  

De acordo com a coordenação do núcleo central, a ideia é reunir todos os membros que compõem os cinco grupos do AA existentes em Roraima. Um desses grupos esta em atividade no município do Cantá, Leste do Estado, enquanto os demais funcionam na capital.  

Ainda segundo a coordenação, o convite da ação está sendo oferecido a autoridades políticas ligadas aos poderes Legislativo e Executivo do Estado, como uma forma de mostrar as ações que são realizadas dentro desses grupos e chamar a atenção para a formulação de políticas públicas que auxiliem pessoas que desejam se livrar do vício.

As reuniões do grupo ocorrem sempre nas quintas-feiras e sábados, a partir das 19 horas (Foto: Divulgação)

Estima-se que mais de 30 mil pessoas tenham sido assistidas pelo AA em Roraima. A entidade não está ligado a nenhuma religião, movimento ou organização política. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. 

Vale ressaltar ainda que o Alcoólicos Anônimos também não cobra nenhuma taxa de mensalidade do usuário, uma vez que suas ações da entidade são autossuficentes, graças à contribuição voluntária de seus integrantes.

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS – O alcoolismo é caracterizado pela a incapacidade de controlar a ingestão de álcool, criando um forte ciclo dependência física e emocional em um indivíduo. Esse tipo de problema já é classificado como doença crônica, sendo a terceira que mais mata em todo mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dados mais recentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que mais da metade da população brasileira de 12 a 65 anos já declarou ter consumido bebida alcoólica alguma vez na vida. Livrar-se desse vício nem sempre é tarefa fácil, uma vez que o usuário acometido geralmente não admite que tem o problema.

Criado em 1938, o Alcoólicos Anônimos (AA) é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, experiências que possam ajudar outras pessoas a se recuperarem do alcoolismo. Atualmente, está presente em 180 países, atendendo há mais de dois milhões de pessoas que buscam a sobriedade. (M.L.)

Atualmente, o estado de Roraima possui cinco grupos do AA, sendo quatro deles em funcionamento na capital (Foto: Divulgação) 

SERVIÇO

42 Anos de Criação do Grupo Central do AA em Roraima

DATA: 17/08

HORÁRIO: 19h30

LOCAL: Grupo Central AA

ENDEREÇO: Avenida Sílvio Botelho, Centro (Atrás da Antiga Escola Princesa Isabel)