Polícia

Guarda Municipal prende cinco que aplicavam golpes no Centro

O Grupo Tático Municipal (Gtam), da Guarda Civil Municipal de Boa Vista, prendeu cinco pessoas na manhã de ontem, dia 18, no Centro, pela prática de jogos de fraude que visam, exclusivamente, tirar dinheiro das vítimas. A ação ocorreu por volta das 10h, mas o bando já vinha sendo observado há alguns dias. O delito é conhecido como jogo da pretinha.

Os locais escolhidos para a execução do crime foram a avenida Jaime Brasil, o Caxambu e as proximidades do Terminal do Centro, tendo em vista que são pontos em que há um fluxo constante de pedestres. Para chamar a atenção de quem passava, eles jogavam entre si e apostavam valores altos, forjando o prêmio para dar impressão de que estavam ganhando em dobro. Assim, as vítimas interessavam-se e passavam a jogar.

Agindo dessa forma, os cinco elementos fizeram várias vítimas e chegavam a lucrar até R$ 5 mil por dia. Os guardas informaram que dentre as vítimas havia uma idosa, o que revela que o bando não fazia distinção de qualquer pessoa. O bando foi denunciado pela prática de exploração de jogo de azar, sendo flagrado no exato momento em que enganava as vítimas para conseguir dinheiro fácil. Os cinco foram levados para o 5o DP, para que a autoridade policial proceda em relação ao caso, conforme a lei.

COMO FUNCIONA – A jogatina consiste em fazer com que os apostadores encontrem uma bolinha supostamente escondida sob uma de três tampas dispostas sobre uma superfície. Enquanto as tampinhas são manuseadas por todas as partes, o criminoso faz o truque e aperta, disfarçadamente, a tampa contra a bola, fazendo com que fique grudada, induzindo assim os apostadores ao erro, mediante fraude. (J.B)