Cotidiano

HGR e Maternidade recebem auto de interdição

As cirurgias só serão retomadas após o problema de desabastecimento de materiais básicos ser resolvido

Conforme havíamos adiantado em matéria publicada na manhã de quinta-feira, 14, as cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR) e Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) estão suspensas em razão de uma nova interdição imposta pelo Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR).

No fim da manhã desta sexta-feira, 15, a presidente do órgão, Dra Rosa Leal, realizou junto à direção das unidades a comunicação da decisão da plenária de conselheiros médicos, realizada na quarta-feira, 13. O auto de interdição foi fixado na entrada dos blocos onde são realizados procedimentos.

Presidente do CRM, Dra Rosa Leal, realizou a interdição das cirurgias eletivas do HGR (Foto: Ascom CRM-RR)

Segundo a assessoria de comunicação do CRM, a interdição passa a valer a partir da meia-noite deste sábado, 16, e as cirurgias só serão retomadas após o Governo conseguir resolver o problema de desabastecimento de materiais básicos e medicamentos das duas unidades.

OUTRO LADO – A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informa que a atual gestão da Pasta mantém diálogo contínuo com o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), no sentido de informar todas as medidas que estão sendo tomadas ao longo dos últimos dois meses, na busca de resolver o problema de abastecimento das Unidades de Saúde do Estado.

Atualmente, quatro processos emergenciais de compra de materiais e medicamentos para abastecer as Unidades de Saúde estão em andamento, e a expectativa é que até o fim do mês de fevereiro a Sesau receba a grande maioria dos itens essenciais, para garantir o funcionamento das unidades de saúde, até que a compra anual seja finalizada.

Enquanto isso o processo anual de aquisição desses itens já está em andamento e a previsão é que a partir do mês de março, o abastecimento das Unidades comece a ser garantido com base nesses contratos.

Esclarece ainda que a interdição do CRM-RR se trata de uma interdição ética do trabalho dos médicos nas respectivas unidades.

Ressalta que o CRM-RR não tem poder para fechar os espaços, mas emitiu recomendação aos médicos para que os profissionais atendam somente casos de urgência e emergência. Vale ressaltar ainda que os hospitais não irão fechar as portas para o atendimento à população.